Vacinação contra a gripe Influenza terá início nessa terça-feira (18/04)

Dia D será 13 de maio.

A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta terça-feira (18/04), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. As vacinas serão disponibilizadas inicialmente na zona rural e, conforme repasse da Base Regional de Saúde, estarão em todas as salas de vacina das Unidades de PSF. O Dia D será 13 de maio.

O público-alvo da 19ª Campanha é formado pelas crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, indivíduos maiores de 60 anos, indivíduos de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (comorbidades) e professores das redes pública e privada – esses últimos deverão apresentar contracheque no momento da vacinação.

A vacina garante proteção contra três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e B). “É durante o período chuvoso, no inverno, que aumentam os casos de gripe, por isso, a vacinação é extremamente importante, já que o agravamento da doença nesses grupos pode levar à morte”, explica a secretária de Saúde, Cynthia Lopes.

Influenza – Também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-condicionadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Veja algumas medidas para evitar a doença:

· Lavar as mãos com água e sabão frequentemente (principalmente antes de consumir algum alimento, tocar os olhos, nariz ou boca e após tossir, espirrar e/ou usar o banheiro);

· Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável e após o uso descartá-los em lixeiras;

· Na ausência do lenço, usar o ombro ou antebraço interno como barreira ao tossir ou espirrar;

· Não compartilhar alimentos, copos, garrafas, toalhas e objetos de uso pessoal;

· Manter os ambientes ventilados, com portas e janelas abertas, para favorecer a circulação de ar;

· Pessoas com gripe/resfriado devem evitar ambientes fechados e aglomerados, assim como contato direto com outras pessoas (abraço, beijo, apertos de mão etc.);

· Evitar sair de casa durante o período de transmissão da doença. Em adultos, este período dura, em média, até cinco dias após o início dos sintomas, e em crianças pode durar, em média, 10 dias;

· Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde;

· Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.