Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Caetité realiza o primeiro curso de inseminação artificial em bovinos

“O nosso intuito é fazer com que o povo de nossa zona rural não precise sair de Caetité para enfrentar as lavouras em outros estados e longe de suas famílias”. Com essa frase, o prefeito de Caetité Valtécio Aguiar abriu o curso de Inseminação em Bovinos, que é realizado na Fazenda Cardoso, região de Maniaçú, zona rural de Caetité.
O curso de inseminação em bovinos é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). De acordo com a gestora da SDE Kelly Oliveira, o curso objetiva a capacitação de pessoas que já atuam ou não na área com a inovação das técnicas de inseminação artificial, já que a compra de um touro é muito cara.

O instrutor do curso, o médico veterinário Guilherme Costa, que atua na área há quase anos 40 anos, disse que ministrar um curso como esse é ter a certeza que mais pessoas poderão ter a qualificação sem precisar sair de sua terra. Ele ainda observa que o “catingueiro” é um povo forte e que sabe sobreviver às adversidades sem perder a garra e a fé em dias melhores.
O curso prossegue até o fim da semana e está dividido em duas etapas: primeiro, a parte teórica em dois dias, e a segunda parte – que vai de quarta até sexta-feira – a parte prática onde a turma de 10 alunos poderá fazer e aprender em campo como é o manejo da inseminação artificial em bovinos.

Deixe um comentário