Secretaria de Saúde realizou o encerramento da Campanha Novembro Azul

A Secretaria de Saúde de Caetité encerrou nessa quinta-feira (29/11) a Campanha Novembro Azul com a realização de exames na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h. Foram atendidos mais de 600 homens durante as ações promovidas nesse mês, sendo que foram realizadas cerca de 300 consultas com o urologista com exame de toque retal para prevenção e diagnóstico do câncer de próstata.

A Campanha Novembro Azul 2018 em Caetité teve como tema “Venha se você for homem!” e promoveu diversas ações nas unidades básicas de saúde com palestras, orientações, atendimentos clínicos, marcação e realização de exames preventivos e de diagnóstico.

O senhor Oscarino Souza, da comunidade Passagem da Onça, avaliou positivamente o atendimento e falou sobre a importância da prevenção. “É muito importante realizar esse exame. Às vezes acontece o pior com algumas pessoas porque elas ficam com vergonha, pensam outra coisa diferente, mas não é nada daquilo. É muito bom pra saúde da gente, tem que prevenir. Se for pagar um exame desse é caro, então agradeço a Prefeitura e Secretaria de Saúde”, afirmou.

Segundo o médico urologista, Dr. Alan Azevedo, a campanha teve uma adesão muito grande dos homens. “Durante todo o mês de novembro foi feito o chamamento dos homens e diversas consultas foram feitas com cardiologista, nutricionista, psicólogo e urologista para cuidar da saúde do homem na integralidade. Mas o acompanhamento dos pacientes continuará durante todo o ano pela secretaria”, explicou.

A secretária municipal de Saúde, Cynhia Lopes, destacou a importância da Campanha. “Foram momentos de interação e informação, nos quais o município de Caetité focou na importância desse mês de novembro para os homens se conscientizarem quanto à realização dos exames preventivos. Essa Campanha comprova que os investimentos na prevenção ainda são a melhor forma de cura. Parabéns a toda a equipe que trabalha incansavelmente nesses dois meses, para intensificar as ações que já acontecem no município, durante todo o ano”, afirmou a Secretária.