Secretaria de Saúde realiza controle de qualidade da água com coletas periódicas

Água da região de Maniaçu será constantemente monitorada.

A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem realizado o monitoramento da qualidade da água no distrito de Maniaçu e região. Um trabalho feito pela equipe de Vigilância Sanitária e Ambiental, que realiza a coleta mensal para análise físico-química e bacteriológica.

Diante da necessidade de monitorar a qualidade da água nas proximidades das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) está sendo feito um trabalho de análise criteriosa, por se tratar de uma região com população exposta a solo contaminado.

“Água é uma prioridade, é condição de vida, principalmente para o consumo humano. Então, essa ação representa um avanço significativo no controle da água em nosso município. Fizemos uma parceria com a secretaria de Saúde do Estado (Sesab), para que as análises sejam feitas de forma constante, para averiguação da existência (ou não) dos níveis de urânio nas águas.”, explicou a secretária municipal de Saúde, Cynthia Lopes.

Em 25 de janeiro, a equipe realizou coleta de amostras de água bruta dos poços artesianos e amazonas para análises da presença de metais pesados nessa água. Foram feitas coletas na região de Maniaçu (Gameleira, Cercadinho, Quessengue) e também dos poços artesianos que abastecem as comunidades através de carros pipas (poços: Sede, Ginásio de Esportes, Fazenda Tabua, Fazenda Jurema e Fazenda Quebra-Braço).

 

Deixe um comentário