Secretaria de Saúde de Caetité realizou a abertura da Campanha Novembro Azul

Mais de 500 homens foram atendidos

O Governo Participativo, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na noite dessa quarta-feira (07/11), a abertura oficial da Campanha Novembro Azul que tem como tema “Cuidar da saúde também é coisa de homem”. O Centro de Atendimento Especializado Drª Lara Fernandes (CAE III) ficou lotado com a presença de mais de 500 homens. A campanha é dedicada à prevenção do câncer de próstata e em favor da saúde integral do homem.

O evento contou com atendimentos médico, odontológico, nutricional, de enfermagem, psicológico, serviços de vacinação, teste rápido de HIV, atualização do Cartão do SUS, além de marcação de consultas urológicas, bem como, apresentações culturais de dança e música raiz.

O senhor Levi Matos, que esteve presente no evento, falou sobre a importância da prevenção quanto à saúde do homem. “A prevenção é muito importante, porque temos que nos preparar, saber como estar nossa saúde. Fiquei admirado com a quantidade de homens aqui, e agradeço à secretaria de saúde e a prefeitura pelo grande evento”, destacou.

Segundo a secretária de Saúde, Cynthia Lopes, o evento de abertura foi um sucesso pelo alcance do público alvo. “Foi um momento de interação e informação, no qual o município de Caetité focou na importância desse mês de novembro para os homens se conscientizarem quanto à realização dos exames preventivos. O evento começou às 18h com o objetivo de alcançar a maior quantidade de homens após o expediente regular de trabalho, e isso foi alcançado”, afirmou a Secretária.

O médico urologista, Dr. Alan Azevedo, estava presente realizando atendimento e falou com a reportagem sobre os cuidados do homem com a prevenção do câncer de próstata. “Eu costumo dizer que o urologista está para homem, assim como a ginecologista está para a mulher. Portanto, assim como a mulher realiza os exames preventivos, o homem deve proceder da mesma forma, procurando o médico urologista uma vez ao ano para, através do exame de sangue PSA e do toque retal, prevenir o câncer de próstata, que é o 2º que mais mata homens no Brasil,”, explicou.

Câncer de Próstata

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa da morte de quase 29% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Dados do Instituto Nacional do Câncer apontam que um homem morre a cada 38 minutos devido a esse tipo de doença no Brasil.