Secretaria de Meio Ambiente assina acordo com a empresa Rio Energy

Acordo renova o Projeto Ver Pelos Olhos D’Água

O Instituto IODA assinou na quinta-feira (29/6) contrato com a empresa Rio Energy para a renovação do “Projeto Ver Pelos Olhos D’Água”, através da Secretaria do Meio Ambiente de Caetité. A empresa Eólicas Caetité é uma subsidiária da Rio Energy no município, e é a fonte dos recursos dessa parceria.

O projeto visa o mapeamento e caracterização das nascentes do município que, anteriormente, já havia mapeado cerca de 120 áreas, objetivando chegar à meta de 160 áreas de nascentes. Ao final do projeto será publicado um livro e, também, criada uma plataforma virtual que seja possível acessar através do Google Earth, o local exato destas áreas de nascentes.

Isto representará um grande avanço tanto na área de pesquisa e também na gestão ambiental do município, servindo para o embasamento dos licenciamentos ambientais a serem emitidos pela Secretaria do Meio Ambiente, identificando as áreas de proteção permanente (APPs) em torno dessas nascentes.

Segundo a Secretária Italva Cunha, a plataforma servirá, ainda, para as escolas, públicas e privadas, para a pesquisa com as informações sobre Caetité, pois conterá dados científicos tais como espécies botânicas, dados geográficos da rede hídrica, substituindo os materiais já obsoletos publicados; isto também atenderá aos pesquisadores ambientais e alunos como aqueles dos cursos universitários do Campus VI da Uneb de Caetité, ou de qualquer parte do mundo.

Serão feitos os mapas da rede hidrográfica, geomorfológico, listagem das espécies botânicas, e o georreferenciamento das nascentes com as espécies nativas de cada APP com a situação atual ilustrada com fotografias.

Italva ressaltou, ainda, que isto possibilitará um avanço, pois permitirá a formação de novas parcerias com a iniciativa privada para ações como a recuperação de áreas degradadas, indicando quais as áreas prioritárias.

 

Mostrar comentários (1)