Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado realiza reunião em Caetité

Objetivo do encontro foi discutir o fortalecimento de políticas públicas para o homem do campo.

Aconteceu na manhã dessa quarta-feira (08/03), no auditório do CETEP, uma Reunião Técnica de Organização, Funcionamento e Planejamento do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) e do Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF). O encontro foi promovido pela secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado e contou com a participação de prefeitos, vices e secretários de agricultura dos municípios pertencentes ao Território do Alto Sertão.

Na oportunidade, foi proposto um momento de diálogo, reflexão, ajustes e pactuações, envolvendo, principalmente, os gestores públicos municipais e estaduais, os Colegiados Territoriais, membros dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), instituições prestadoras de ATER e outros movimentos e entidades representativas da Agricultura Familiar.

Wilson Dias, diretor e presidente da CAR, esteve no evento representando o secretário de Desenvolvimento Rural do estado, Jerônimo Rodrigues. Em sua fala, Dias destacou que esse é o momento de realizar parcerias, para que os programas, projetos e ações da secretaria de Desenvolvimento Rural possam acontecer com melhor qualidade para os municípios.

“O que nós queremos é que nossas ações sejam plenamente conhecidas e operacionalizadas pelos munícipios. Com isso, vamos ganhar em qualidade e quantidade. Se nós já fazemos a assistência técnica com a parceria dos municípios, iremos fazemos com mais agricultores, mais comunidades… Se nós já fazemos o programa de aguadas, requalificação de barragens e obras hídricas de modo geral, com essa parceria, nós vamos fazer uma quantitativo muito maior. Da mesma forma irá acontecer com a distribuição de sementes, de palmas, a regularização fundiária, crédito rural… Enfim, um conjunto de serviços, que são inerentes e necessários para o homem do campo, será oferecido de forma muito mais ampla”, explicou Dias.

O prefeito de Caetité, Aldo Gondim, anfitrião do evento, destacou a importância de fortalecer a estratégia de articulação e descentralização de políticas públicas através dos serviços municipais e territoriais de apoio à Agricultura Familiar (SETAF’s e SEMAF’s).

“Vejo com muito bons olhos políticas dessa natureza e não mediremos esforços para que elas possam gerar, verdadeiramente, emprego e renda para os moradores da zona rural do nosso município”, destacou o prefeito.

Também estiveram presentes no encontro, o diretor do Consórcio do Alto Sertão, Jocélio Fonseca; o coordenador territorial do Sertão Produtivo, Luís Pereira Alves; e o secretário executivo do Consorcio do Alto Sertão, Anderson Públio.