Secretaria de Desenvolvimento Econômico realiza seminário da agricultura familiar

A secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, através da Sala do Empreendedor, realizou na manhã da última sexta-feira (29/09), no Auditório da Casa Anísio Teixeira, o Seminário da Agricultura Familiar. Com o tema: TENDÊNCIAS E NOVAS OPORTUNIDADES DO MERCADO PARA O PRODUTOR RURAL DA AGRICULTURA FAMILIAR, o evento contou com a parceira do Sebrae e do Senar.

Estiveram presentes mais 90 agricultores e agricultoras do município de Caetité, que ficaram maravilhados com a palestra do Engenheiro Agrônomo Gidervan Sampaio, o qual abordou as diversas maneiras dos agricultores melhorarem as suas condições de vida no campo, utilizando os poucos recursos de suas propriedades, acessando as politicas públicas locais e bem como suas potencialidades.

Os agricultores foram recepcionados logo cedo por um delicioso café da manha organizado pela Diretoria de Fomento e Apoio Municipal (DIFAM), com produtos da agricultura familiar local, os quais fazem parte do cardápio da merenda escolar, demonstrando assim a valorização da agricultura local por meio de iniciativas como essa.

O evento contou, ainda, com participação e apoio da Associação Viva, e das mais diversas associações rurais do município, bem como das secretarias municipais, dos sindicatos rurais, da Cootraf, e de órgãos estaduais, como ADAB e Bahiater,

Após participarem da palestra temática do seminário, os agricultores/as ouviram a fala do Zootecnista Marco Aurélio do Senar, o qual juntamente com o secretario Rosival Almeida, entregaram certificados dos cursos ministrados pelo Senar no município.

O Secretário Rosival destacou a importância do evento para a agricultura em especial para a agricultura familiar, fortalecendo as cadeias produtivas, como a do leite, a qual vem despontando no fornecimento para empresas como a Campanela. De acordo com o secretário, ações como essa demonstram como os agricultores estão organizados, no sentido de fornecer alimentos para programas como PAA e PNAE.

Na ocasião, a Câmara de Vereadores foi representada pelo vereador Zacarias Nogueira.