Presidentes de Associação participaram de reunião promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social

O encontro aconteceu no auditório municipal na última sexta-feira (05/05).

Em um encontro promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Associação Viva, cerca de 100 presidentes de associações comunitárias se reuniram nessa sexta-feira (05/05), no Auditório Municipal.

Estiveram presentes na reunião o prefeito Aldo Gondim, a primeira-dama Alinde Gondim, a secretária de Desenvolvimento Social, Cátia Virgínia, o secretário de Desenvolvimento Rosival Almeida, além de parte da equipe que compõe essas pastas.

A primeira-dama, Aline Gondim, que é voluntária e incentivadora da Associação Viva, fez um emocionante discurso sobre a importância desse projeto. “Eu abracei essa iniciativa porque entendo como é significativa a luta constante que vocês realizam em favor das comunidades onde vocês vivem. Estamos com um cronograma de visitas, que já vêm sendo realizadas, para ouvir vocês, fazer relatórios e encaminhá-los ao prefeito. Vamos trabalhar dia a dia, para que vocês vivam com qualidade. Tenham oportunidade de crescimento. Por isso, estamos empenhados em conseguir um espaço contínuo, para que vocês possam vender o que produzem”, declarou.

A secretária de Desenvolvimento Social, Cátia Virgínia, agradeceu a participação de todos. “Ficamos muito felizes nesses momentos de reunião, porque nos unimos para trazer boas notícias, para trazermos informações sobre políticas públicas que melhoram o dia a dia de cada um de vocês”, destacou Cátia.

Na oportunidade, foram apresentadas as novidades com as quais as associações poderão contar a partir desse ano. Além do serviço de contabilidade, oferecido desde 2015, a Associação Viva terá a assistência do Advogado Daniel Nunes, da Assistente Social Leonara Aguiar e de um engenheiro agrônomo. No plano de ação para 2017 consta ainda:

• Regulamentação da documentação das associações, fazendo a adequação do Estatuto ao Código Civil;
  • Palestras e Seminários em parceria com o Sebrae;
  • Cursos de artesanato e culinária em parceria com o Senac;
  • Realização de um seminário sobre Economia Solidária.

O prefeito Aldo Gondim observou que em momentos de crise, como o que o país enfrenta atualmente, é preciso redimensionar as ações públicas, com um plano de governo palpável, desenvolvendo políticas públicas que melhorem a vida da população.

“O nosso objetivo é fortalecer o diálogo da administração pública com as comunidades, fazendo valer o nosso lema de Governo Participativo e atuante. O professor Paul Singer destaca que ‘a arma dos desprovidos de capital é a solidariedade’, por isso vamos investir em Economia Solidária. Onde houver pedras, vamos plantar flores, fazendo tudo com respeito e zelo ao dinheiro público, gerando emprego e renda”, explicou o prefeito.

Os presidentes assistiram, ainda, a uma palestra com a consultora do Sebrae, Suzana Nascimento, que falou sobre Agricultura Familiar. Ao final da reunião foi eleita a nova Diretoria da Associação Viva, cuja presidente será Eulália Moreira, e o vice-presidente será Gilson Soares de Sousa, presidente da Associação Comunidade de Boa Vista.