Prefeitura de Caetité realizou curso de compras governamentais da agricultura familiar

Foi realizado durante os dias 07 e 08 deste mês, no Auditório Municipal, o Curso de Compras Governamentais para a Agricultura Familiar. A capacitação foi promovida pela secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Sala do Empreendedor, em parceria com o SEBRAE, na qual estiveram presentes diversos agricultores familiares de Caetité, representantes de associações e membros do governo municipal que puderam se capacitar.

O evento contou com a participação e colaboração da Associação Viva e do Difam, e foi muito bem avaliado por todos, que fizeram bons elogios ao instrutor, o Engenheiro Agrônomo Sândalo, que contribuiu no processo de aprendizado ensinando a todos os meios e formas de acessar os editais e projetos para captação de recursos.

A agricultura familiar é a principal fornecedora de alimentos básicos para a população brasileira e tem se destacado também que como uma boa aposta para empreendedorismo ao vender para o governo, principalmente para as prefeituras de seus municípios.

Para incentivar a participação dos agricultores locais nas compras públicas, foram tomadas iniciativas como o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA).

O objetivo é promover a inclusão social e econômica no campo por meio da agricultura familiar e garantir o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar. O programa visa ainda a formação de estoques estratégicos e satisfazer a demanda do mercado institucional nas compras governamentais de gêneros alimentícios para fins diversos.

Assim, as compras públicas fortalecem a agricultura familiar, na medida em contribui para a geração de renda para o agricultor e estimula circuitos locais de produção e rede de abastecimento.

Deixe um comentário