Prefeitura de Caetité reabre casa de acolhimento e apoio à gestante

O prefeito Aldo Gondim reabriu na manhã desta segunda-feira (08/05) a Casa de Acolhimento e Apoio à Gestante da Zona Rural, que agora pertence à pasta da Secretaria Municipal de Saúde.

A casa é uma unidade de apoio, destinada ao acolhimento e acompanhamento de gestantes da zona rural que não tenham onde ficar na sede do município na reta final gravidez e, também, aquelas que apresentem alguma intercorrência durante o período gestacional, necessitando de um acompanhamento especializado. Elas são encaminhadas através das Unidades Básicas de Saúde e são acompanhadas por três cuidadoras, enfermeira e nutricionista, sob a coordenação de Rosemary Queiroz. A casa comporta até 12 gestantes.

A secretária de Saúde, Cynthia Lopes, destacou a importância da unidade. “Aqui nessa casa, as gestantes terão todo o acompanhamento especializado da nossa equipe de Atenção Básica, além de ter uma ambulância de sobreaviso para qualquer emergência”, explicou a secretária.

O prefeito Aldo Gondin explicou que a Casa é uma ação que impacta diretamente na redução da mortalidade materna e infantil, porque proporciona o acolhimento especializado às gestantes. “Essa é uma iniciativa fundamental para a articulação de políticas de humanização e assistência às mulheres e recém nascidos”, comemorou o prefeito”.

Deixe um comentário