Prefeitura de Caetité lança inédito edital de cultura. Inscreva o seu projeto!

A Prefeitura de Caetité, através da secretaria municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secelt) lançou na manhã da última sexta-feira (22/03) o 1º Edital Municipal de Cultura. Na oportunidade, estiveram presentes os membros do Conselho Municipal de Cultura.

O objetivo do edital é selecionar propostas que fortaleçam as diversas linguagens astísticas e manifestações culturais do município, conforme indicação das Leis de Nº 807/2016 e Nº808/2016. E poderão participar Grupos Coletivos Culturais sem CNPJ, Pessoas Jurídicas de Direito Privado ou Microempreendedores/as Individuais (MEI), da área cultural; além de pessoas físicas maiores de 18 anos.

Serão contempladas propostas de artistas, instituições, grupos e coletivos culturais nas categorias A, com 12 projetos de até R$1.900,00; e B com sete projetos de até R$3.750,00. E cada proponente poderá inscrever apenas um projeto no presente edital. O valor total disponível para projetos é de R$49.050,00 e esse valor é proveniente do Fundo Municipal de Cultura.

A vice-prefeita e titular da pasta da Secelt, Jaquele Fraga, comemorou esse importante marco para a cultura de Caetité e destacou que os projetos vencedores serão desenvolvidos na sede, distritos, povoados e/ou comunidades rurais do município. “A realização desse edital foi um processo estritamente democrático desde o seu início. Elaboramos um edital simplificado, com a parceria Secelt e Conselho, para que todos os interessados da sede e zona rural possam participar, democratizando as diversas formas de fazer cultura em nossa cidade”, comemorou Jaquele.

O Período de inscrição dos projetos é de 25 de março a 26 de abril, e as inscrições serão feitas através do preenchimento dessa ficha, que deverá ser entregue na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Praça da Juventude) ou na Biblioteca César Zama (Bairro Buenos Aires).

“E pensando em contemplar toda a riqueza cultural existente em Caetité, que ocupa espaços em toda a sua expansão territorial, a Secelt organizou um cronograma de Oficinas de Elaboração de Projetos (conforme tabela abaixo) na sede, com Cléber Eduão, e nos distritos de Brejinho das Ametistas, Caldeiras, Maniaçu, Pajeú do vento e povoado de Santa Luzia com Edmilson Brito. Dessa forma, acreditamos que todos os interessados terão maiores possibilidades de concorrerem ao edital”, desataca a vice-prefeita.

Tabela com datas e horários das Oficinas para Elaboração de Projetos na Zona Rural

Localidade Dia Horário Local
Brejinho das Ametistas 25/03/2019 Das 14 às 17h Grupo Escolar Vereador Clemente Ferreira de Castro
Caldeiras 26/03/2019 Das 14 às 17h Escola de 1º Grau Professora Emiliana Nogueira Pita
Maniaçu 27/03/2019 Das 14 às 17h Colégio Municipal Zelinda Carvalho Teixeira
Pajeú do Vento 28/03/2019 Das 14 às 17h Grupo Escolar Deputado Luís Cabral
Santa Luzia e comunidades próximas 29/03/2019 Das 14 às 17h Escola de 1º Grau Dom Raimundo de Melo

Taynah Rochael, vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, destacou que esse processo ajuda a manter a memória e identidade sobre a questão cultural e Caetité. “Acredito que esse é um marco na democratização e descentralização para a cultura do município para que as leis sejam respeitadas e construídas democraticamente. Somos pioneiros no estado, já que dos mais de 400 municípios, apenas 10 tiveram uma iniciativa dessa natureza. Estamos em um caminho muito interessante, construído em conjunto, que precisa ser reconhecido”, afirmou Tainah.

O Prefeito Aldo Gondim, destacou que sabe que o dinheiro investido em cultura, volta para a cidade como geração de emprego, renda e conhecimento. “Caetité é um celeiro de agentes culturais e sempre procuramos apoiar e valorizar as mais diversas formas de manifestações culturais do nosso município. E é com muito orgulho que estamos tornando público esse edital, que é um verdadeiro marco no processo cultural da nossa cidade. Agradeço e parabenizo a toda a nossa equipe, na pessoa de Kelly, agradeço o Conselho De Cultura pela parceria, e sei que esse é um legado que vai ficar por muitas gerações. Desejo que, com esse trabalho coletivo que nós estamos realizando, a gente possa entrar, de fato, para a história de Caetité”, finalizou o prefeito.

Confira o edital do projeto na íntegra aqui e faça já a sua inscrição!