Prefeitura de Caetité está realizando importante ação voltada aos animais de rua da cidade

A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando um importante trabalho de resgate e cuidado no atendimento de animais de pequeno porte (cães e gatos) e no controle de zoonoses. Aos poucos os animais sendo recuperados e encaminhados para a adoção.

Através da Divisão de Zoonoses Urbanas (DIZOU), a secretaria de Saúde está responsável por diversas ações relacionadas ao controle dos avanços de zoonoses urbanas, dentre essas doenças destacam-se a leishmaniose e a raiva, doenças estas que podem ser fatais para os seres humanos.

A DIZOU está responsável por diversas ações relacionadas ao controle dos avanços de zoonoses urbanas, dentre essas doenças destacam-se a leishmaniose e a raiva, que podem ser fatais para os seres humanos.

“Como medida principal contra a disseminação da raiva urbana são realizadas campanhas de vacinação em todo o município, com pontos estratégicos em todos os distritos e comunidades, assim como vários postos de vacinação na sede da cidade. Outra medida que permanece sempre preparada é o recolhimento de cães e gatos suspeitos de estarem contaminados. A equipe de captura e recolhimento é treinada para a atividade e todos são imunizados através de vacinação contra raiva”, explica o médico veterinário responsável pela DIZOL, Paulo Victor.

Os animais errantes, ou seja, aqueles cães e gatos que não possuem dono, vivem pelas ruas e periferias, ou possuem dono, mas estão sempre nas ruas, representam um grande problema socioambiental. Tais indivíduos se reproduzem descontroladamente, aumentando a população, disseminado doenças e espalhando lixos sujando as ruas.

“Para controle da natalidade está sendo ajustado o programa de esterilização dos animais errantes. Após a captura, são realizados exames de triagem para excluir doenças, principalmente a leishmaniose. Os animais sadios são direcionados em primeiro lugar para adoção. Entende-se que o quanto antes estes animais forem para algum lar, melhor para o próprio animal e para o município, pois assim a população de rua e do canil é reduzida.”, destaca a secretária de Saúde, Cynthia Lopes.

Desde a retomada do programa foram doados 31 cães, entre filhotes e adultos.

O prefeito Aldo Gondim destacou a importância do trabalho realizado pela DIZOU. “Num esforço imenso da nossa administração, estamos enfrentando, com a ajuda da sociedade, essa questão séria dos animais errantes. Com esse novo canil e uma equipe competente como a do DIZOU, temos totais condições de realizar um trabalho sério e que seja referência na região”, afirmou o chefe do Executivo.