Prefeito Aldo Gondim participou de Audiência Pública sobre Energia Eólica em Brasília

Na oportunidade foi discutida a retomada das atividades eólicas em Caetité e região.

O prefeito de Caetité, Aldo Gondim, esteve em Brasília na última quarta-feira (17/05) participando de uma Audiência Pública, na qual a Comissão de Minas e Energia debateu a situação do setor de geração de energia eólica no Brasil. Na oportunidade, Aldo Gondim defendeu a retomada das atividades eólicas em Caetité e região, local onde fica o maior parque de energia eólica do país.

Esse evento visou atender ao requerimento nº 147/2017 de autoria do Deputado José Rocha.

Em sua fala, Aldo destacou que com o advento da implantação dos Parques Eólicos inegavelmente há impactos negativos, os quais são considerados de menor valor, tendo em vista que as torres eólicas são implantadas em áreas de vegetação de caatinga, em áreas altas, sendo regiões que praticamente inexistem atividades agrícolas.

“Nós acreditamos e constatamos que os impactos positivos são bem maiores. Foram mais de cinco mil empregos diretos gerados na região. De 2011 a 2016 houve um incremento de cerca de 10% anual na receita de ISS, da prefeitura de Caetité e certamente nas outras prefeituras também. Inúmeras atividades comerciais cresceram como a rede hoteleira, postos de combustíveis, fomentando diversas cadeias produtivas para atenderem as demandas recorrentes da atividade eólica”, explicou o prefeito.

Aldo destacou, ainda, a importância da retomada das atividades para o desenvolvimento da região, além da geração de emprego e renda para a população. “Em função dessa quase paralisação nós temos visto empreendedores se mudando para outros estados e atividades comerciais quase que paralisadas. Reafirmo meu apelo para que dessa audiência nós tenhamos desdobramentos e ações efetivas das instâncias e autoridades competentes para que possamos retomar essas atividades tão fundamentais para o desenvolvimento, não só da nossa região, mas do nosso estado e do nosso país”, finalizou.

Além do prefeito Aldo Gondim, foram convidados para discutir o assunto:

• O secretário-adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Moacir Carlos Bertol;
  • O superintendente de Promoção do Investimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Paulo Guimarães;
  • O representante da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Murilo Sérgio Lucena Pinto;
  • E o diretor da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Sandro Yamamoto.

Estiveram presentes, ainda, os vereadores de Caetité Deyvisson Andrade, Jairo Fraga, Mário Rebouças e Moacir José, além do Assessor Municipal Yallen Sacramento.