Palestra sobre o manejo para destinação de Resíduos dos Serviços de Saúde é realizada em Caetité

Aconteceu na manhã dessa quarta-feira (18/04), no auditório do Núcleo Territorial de Educação – NTE 13 em Caetité, uma palestra sobre Meio Ambiente e Saúde realizada através das Gerências Municipais de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Caetité.

O público alvo era formado por enfermeiras chefes das unidades básicas de saúde, funcionários da vigilância sanitária, da Farmácia Básica e que trabalham em outros serviços de saúde do município. A palestra foi ministrada pelo representante comercial da RETEC Tecnologia em Resíduos, Fernando Luiz de Oliveira, empresa contratada para o recolhimento, tratamento e destinação dos Resíduos dos Serviços de Saúde (RSS) das unidades de atendimento em saúde da Prefeitura de Caetité.

A reunião teve por objetivo passar aos presentes informações acerca dos conceitos das legislações sanitária e ambiental nos serviços de saúde, do Plano de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde (PGRSS), os tipos de tratamento de resíduos, a destinação dos RSS após tratado e, principalmente, do manejo dos RSS para separação.

A Gerente Municipal de Vigilância Sanitária, Emanuela Trindade, destacou que Caetité já realiza a um ano a coleta de resíduos de serviços de saúde com certificação. “Com isso, o município de Caetité cumpre o que determina a legislação sobre a coleta, acondicionamento, transporte, tratamento, descaracterização e destinação final de resíduos sólidos de serviços de saúde. E esse encontro visa o treinamento dos que trabalham nas unidades prestadoras de serviços de saúde para o manejo com esses resíduos”, enfatizou Emanuela.