Nota Informativa sobre o Canil de Caetité

A Prefeitura de Caetité vem a público esclarecer algumas questões sobre o Canil Municipal e, respectivamente, sobre os animais tratados no local, devido aos vídeos e textos que circularam nas redes sociais, na noite desse domingo (01/09).

Hoje, o canil de Caetité atua com um veterinário responsável, um estagiário – estudante de veterinária, quatro pessoas da equipe de controle de zoonoses, e mais um funcionário da limpeza; ao todo, são sete funcionários que estão lá diariamente – de segunda a sábado. Domingo é único dia em que não tem plantonista no canil, e foi justamente nesse dia, que as fotos e vídeos foram feitos.

Atualmente, a Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando um importante trabalho de resgate e cuidado no atendimento de animais de pequeno porte (cães e gatos) e no controle de zoonoses. Aos poucos os animais estão sendo recuperados e encaminhados para a adoção.

No entanto, é importante ressaltar que o Canil abriga dezenas de animais, alguns deles chegaram recentemente, e por isso, estão em fase de recuperação. Nesta fase, é normal que os animais não se alimentem devidamente, até a plena recuperação. Foi o que aconteceu, por exemplo, com um cachorro que foi resgatado bem enfraquecido no sábado, não resistindo e vindo a óbito no domingo. Todos os animais recebem o atendimento necessário, lembrando que a recuperação de animal para animal pode ser muito variável.

De segunda a sábado, os funcionários do Canil realizam uma visita ao local para supervisionar e assegurar que os animais estejam em boas condições. No entanto, constatamos que há a necessidade de que haja um plantonista também no domingo, para que o ambiente permaneça limpo. E essa providência será tomada.

Após as fotos serem divulgadas ontem, a nossa equipe se deslocou até o local e constatou que só de ração havia seis sacos de 20kg. Prova de que os animais estão sim, sendo alimentados.
Conforme divulgado em alguns vídeos, algumas falhas podem ter acontecido, entretanto não seria por nenhum grande período que causasse prejuízo a qualquer animal, tendo em vista que uma equipe foi ao Canil no sábado (31/08) e outra iria na manhã de hoje (02/09).

Finalizando, o Governo Participativo, reitera que está de portas abertas para toda comunidade, seja para críticas, sugestões e parcerias, como aconteceu na noite de ontem (01/09), quando o Prefeito Aldo Gondim recebeu em sua casa, representantes da ONG Projeto Quem Ama Cuida.

Destacamos ainda, que a população deve adotar a posse responsável, na qual é preciso entender que o animal precisa de cuidados, carinho e atenção; o animal precisa ser levado ao veterinário regularmente; não se pode abandonar cães e gatos nas ruas; se não há espaço suficiente na casa não se deve adotar um animal; e deve-se, também, ter controle sobre a reprodução e evitar crias indesejadas.

A população é o maior parceiro da administração nessa causa!