Leitor de Tela

Leitor de tela é um software de tecnologia assistiva que através de um sintetizador de voz ou de um display Braille lê ou ou dispõe em Braille todo o texto que estiver presente na tela do computador. Se tratando de Web, para que um leitor de tela ou qualquer outra tecnologia assistiva funcione corretamente é necessário que o site tenha sido desenvolvido e codificado segundo os Padrões Web regulamentados pelo W3C.

Segue abaixo uma lista dos principais e mais utilizados leitores de tela.

1. JAWS for Windows

 

JAWS For WindowsO JAWS (Job Acess With Speech) é sem dúvida o principal leitor de telas do mercado. Desenvolvido pela Freedom Scientific o software é considerado por muitos o melhor e mais completo leitor de telas para plataforma Windows.

Atualmente na versão 12, o sofware permite aos usuários cegos ou com baixa visão acesso quase que total as principais funcionalidades do sistema, desde manipulação de pastas e arquivos, configuração e personalização do sistema, criação e edição de documentos no pacote de escritório Office, navegação em sites da internet, entre outras funcionalidades.

Ficha Técnica:
Versão: 17.0.1010 Demo
Desenvolvedor: Freedom Scientific;
Site Oficial: http://www.freedomscientific.com
Download: Clique aqui para baixar o JAWS 17.0.10.10 pt-br 86x ou Clique aqui para baixar o JAWS 17.0.10.10 pt-br 64x

2. Virtual Vision

 

Virtual VisionDesenvolvido em 1997 pela empresa Brasileira Micropower, é o único leitor de telas totalmente desenvolvido no Brasil.

Esse leitor tupiniquim roda em ambiente Windows e é capaz de interagir com os principais programas normalmente utilizados em um computador, reconhecendo assim Word, Excel, Internet Explorer, Outlook, MSN, Skype, entre outros.

Ficha Técnica:
Versão: 10 Demo
Desenvolvedor: MicroPower;
Site Oficial: http://www.virtualvision.com.br/
Download: Clique aqui para baixar o Virtual Vision 10 ( você será redirecionado para uma página de cadastro )

3. NVDA

NVDAO NVDA (Non Visual Desktop Access ) é um leitor de telas gratuito e de código aberto, ou seja, é um software totalmente livre de custos, indo pela contramão do JAWS e Virtual Vision, onde o valor da licença é inacessível à grande parte da população.

O projeto foi iniciado em meados de 2006, pelo jovem australiano Michael Curran, mas ainda está um pouco aquém dos seus principais concorrentes comerciais nos quesitos de funcionalidades e interação com o sistema, no entanto o leitor está evoluindo a passos largos.

Uma característica que garante um grande diferencial ao NVDA é o fato dele não precisar ser instalado no sistema, podendo ser levado em um pendrive, cd ou qualquer outro disco removível.

Ficha Técnica:
Versão: 2016.1 (Gratuito e de Código Aberto);
Desenvolvedor: NV Access;
Site Oficial: http://www.nvaccess.org/
Download: Clique aqui para baixar o NVDA 2016.1

4. Orca

ORCAAssim como o NVDA, o Orca também é um sofware gratuito e de código aberto. O diferencial aqui é que ele roda em Sistema Operacional Linux. O Orca além de leitor de telas é também um ampliador de telas, possibilitando ao deficiente visual a utilização de apenas um programa para tornar o sistema acessível.

Falando em sistema acessível, o Orca já vem instalado como recurso de acessibilidade padrão em algumas distribuições Linux, permitindo assim que o deficiente visual instale o sistema sem o auxílio de um vidente. Como o Linux possui muitas distribuições, sugiro aos interessados baixar a versão Linux Acessível.org ou o Projeto PenDrive F123.org.

Ficha Técnica:
Versão: 3.0 (Gratuito e de Código Aberto);
Desenvolvedor: 3.0.2 (Gratuito e de Código Aberto);
Site Oficial: http://live.gnome.org/Orca
Download: Clique aqui para baixar o Linux Acessível 2011.04 ou Clique aqui para baixar o Projeto PenDrive F123.org.

5. Dosvox

DOSVOXDesenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o DOSVOX não é apenas um leitor de telas e sim um Sistema Operacional completo rodando em ambiente Windows.

Grande parte das mensagens sonoras emitidas pelo DOSVOX é feita em voz humana gravada. Isso significa que ele é um sistema com baixo índice de estresse para o usuário, mesmo com uso prolongado. Talvez por isso o DOSVOX seja o leitor de telas mais indicado para crianças, jovens ou para um usuário que esteja começando a usar um computador.

Dentro do sistema você encontrará editor de texto, jogos de caráter didático e lúdico, programas para ajudar na educação de crianças com deficiência visual, entre outras tantas funcionalidades.

Ficha Técnica:
Versão: 5 Gratuito;
Desenvolvedor: Núcleo de Computação Eletrônica da (UFRJ);
Site Oficial: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox
Download: Clique aqui para baixar o DOSVOX 5 x86 ou Clique aqui para baixar o DOSVOX 5 x64