Jornada Pedagógica marca início do Ano Letivo de 2019 em Caetité

Com o objetivo de planejar o ano letivo de 2019, a Secretaria de Educação do Município de Caetité realizou, entre os dias 11 e 13 de fevereiro, a Jornada Pedagógica, com a participação de professores, diretores e coordenadores da rede municipal de ensino. Este ano, a Jornada teve como tema “Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – o desafio da implementação”.

Durante os três dias, o público alvo discutiu os desafios para a implementação da nova BNCC que traz as competências e o currículo comum para o ensino fundamental e médio. Também foram discutidas ações e atividades para a melhoria do ensino e aprendizagem, além do planejamento de conteúdos e estratégias para o ano letivo.

O prefeito Aldo Gondim, professor por formação, prestigiou o evento e reafirmou o seu compromisso com a qualidade da educação em Caetité. “Não tenho dúvidas que a educação é mola propulsora do desenvolvimento e quero reiterar aqui o meu compromisso de continuar sendo um soldado combatente nessa luta que é buscar, dia-a-dia, uma educação de mais qualidade. Vamos construir, juntos, um 2019 vencedor, cheio de garra, confiança e vitória”, afirmou o prefeito.

Dentre as atividades da Jornada teve a palestra motivacional com o professor e mágico Dalmir Sant’Anna que surpreendeu a plateia com números de ilusionismo e falas que reforçaram a importância da cooperação, comprometimento e motivação dos educadores no exercício docente. Outras atividades que compuseram a programação da Jornada foram a palestra da professora Fernanda, sobre os desafios para a implementação da nova BNCC e as dicas do educador físico Vinicius, sobre exercícios para melhorar o condicionamento físico e diminuir o estresse no local de trabalho.

A secretária municipal de Educação, professora Iamara Junqueira, destacou que a Jornada é fundamental para o bom andamento do ano escolar. “Esse é um evento que reunimos todos os nossos profissionais da educação para um momento de troca de experiências, de encontros com grandes amigos e, principalmente, um momento de planejamento. A palavra-chave é essa: planejamento. É o momento que nos reunimos para analisarmos nossos obstáculos e desafios e a partir deles criar novas metas e estratégias para alcançarmos uma educação de qualidade”, declarou Iamara.

As 13 escolas da rede municipal de ensino que superaram as metas previstas para 2019 e 2021 no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) receberam certificados de Honra ao Mérito como reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas as equipes escolares, formada por gestores, coordenação pedagógica e professores.

A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades do executivo e legislativo municipal e de outros representantes. Estiveram presentes a primeira-dama, Aline Gondim; a vice-prefeita, Jaquele Fraga; a secretária de Saúde, Cynthia Lopes; a secretária de Desenvolvimento Social, Mara Rebouças; o presidente da Câmara de Vereadores, Álvaro Montenegro; o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caetité, Vagnelson Ribeiro; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Telma Jaíne; a diretora do Campus VI da UNEB, Marinalva Nunes Fernandes; os vereadores, Marcílio Teixeira, Jairo Fraga, Cura Lemos e Júlio César Ladeia; e o Padre Sandro.