Jornada Pedagógica de Caetité marca início do ano letivo de 2017

Com o tema ”abrace sua missão” os professores foram convocados a fazer uma reflexão sobre o seu importante papel no dia a dia dos alunos.

A Jornada Pedagógica de Caetité dá início ao ano letivo municipal com momentos de troca de experiências entre a comunidade escolar, contribuindo para a melhoria da qualidade na educação. Na manhã dessa segunda-feira (20/02), professores, coordenadores pedagógicos e gestores da educação, participaram do momento de abertura da jornada, que contou com uma motivante palestra de Eduardo Shinyashiki.

Mestre em neuropsicologia, Eduardo tem-se dedicado a desenvolver o Poder Pessoal para gerar realização pessoal e profissional através da expansão das competências de liderança, comunicação e inovação. Em sua palestra ele destacou que momentos como a jornada pedagógica são fundamentais para trazer a tona o papel do educador na educação moderna e sobre a importância de criar novas realidades e resultados.

“Estamos em um momento em que as grandes transformações estão batendo as nossas portas, convivemos com estímulos contraditórios e não mais administráveis com uma solução unívoca. Aceitamos a incerteza, a mudança e o risco como condição operativa inevitável, mas também como oportunidade de desenvolvimento. Em resposta, temos que priorizar nos fortalecer como indivíduo – a confiança, a criatividade, a flexibilidade e o comprometimento para realizar estratégias vencedoras – e construir os resultados e as realidades desejadas com eficiência e responsabilidade em conduzir ações contagiantes, cooperativas e éticas.”, explicou o Shinyashiki.

Durante toda a tarde de hoje, até amanhã (21/02), os professores irão se articular e mobilizar os vários atores sociais nos diversos segmentos envolvidos com a rede municipal de ensino. Será apresentado o Plano de Trabalho da Coordenação Pedagógica para 2017, além de ser feita uma avaliação do no letivo de 2016.

A secretária Municipal de Educação Iamara Junqueira, falou sobre o grande desafio de estar à frente da pasta e sobre a importância do trabalho em grupo. “A educação se faz no todo. A nossa trajetória recomeça agora, juntamente com essa nova gestão. Convido a todos para repensarmos juntos o dia a dia da sala de aula. Que seja um 2017 vencedor, cheio de garra, confiança e vitória!”, declarou a secretária municipal.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Arual Rachid, falou que a educação tem um verdadeiro papel transformador na sociedade. “O que enche o nosso povo de alegria e esperança é saber que pessoas comprometidas, como vocês, estão a frente da educação do nosso município”, destacou Arual.

O Prefeito Aldo Gondim, se dirigiu com muito carinho aos seus colegas professores, destacando o sentimento de gratidão por estar a frente desse momento. “É com muita emoção e orgulho que sou grato a Deus, pela oportunidade de agradecer a vocês hoje, enquanto prefeito, por serem tão dedicados. Desde quando me tornei professor, em 1994, percebo grandes avanços, em conceitos e valores, na educação da nossa Caetité. Se a educação é o pilar da sociedade, o professor é o pilar da educação. E não vamos medir esforços para que possamos ajudá-los a construir uma sociedade mais justa e igualitária”, declarou o prefeito.

Aldo destacou ainda que estamos vivendo um momento de variação negativa na receita de 2016 para 2017. Diante desse cenário, foi anunciado um aumento de 5% no piso salarial dos professores da rede municipal de ensino, retroativo ao mês de janeiro. Assegurando, dessa forma, o salário base do professor de 40h (R$2.415,76) acima do piso nacional (R$2.298,80).