III Conferência Nacional de Educação aconteceu em Brasília entre os dias 21 e 23 de novembro

Aconteceu nos dias 21 a 23 de novembro, em Brasília, a III Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2018. Marco do cumprimento de uma das mais relevantes atribuições do Fórum Nacional de Educação – FNE, definidas na Lei N° 13.005 /2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação.

A delegação da Bahia se fez presente e representando o município de Caetité e o Território do Sertão Produtivo, esteve a Gerente de Acompanhamento e Planejamento Pedagógico, a professora Marta Navarro Caramelo, que ressaltou “ser a CONAE um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional, sendo um espaço oportuno para refletirmos sobre seu significado, o que foi proposto, o que foi implantado, que ideias expressas em seus documentos se transformam efetivamente em ações concretas”.

A CONAE 2018 também se realizou em uma conjuntura política e econômica diversa da de 2014, o que significava olhar as propostas sobre nova ótica. As eleições 2018 trazem para a mesa de debate diferentes projetos para a Educação Nacional, sendo responsabilidade da sociedade brasileira, defender o que sonhou coletivamente nos Fóruns municipais e estaduais e o que quer ver concretizado por meio do Plano Nacional de Educação.

Aos participantes da CONAE 2018 coube refletir sobre as propostas que os governos apresentaram para cumprir o que estabelece o PNE e suas metas e estratégias. A Reforma do Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC para a Educação Básica e a discussão do Sistema Nacional de Educação, também constaram na pauta.

“Resta todos aqueles que se interessam pela qualidade da educação brasileira se envolver na discussão e dar a sua intensa contribuição”, concluiu a coordenadora do Fórum Nacional de Educação, Maria Ester Galvão de Carvalho.

Deixe um comentário