Grupo Escolar Senador Ovídio Teixeira realiza solenidade do projeto “Feras da Aprendizagem”

A noite do dia 01 de novembro foi marcada pela brilhante solenidade de mais um dos projetos do Grupo Escolar Senador Ovídio Teixeira (GESOT). Na Câmara de Vereadores de Caetiité, se fizeram presente alunos, pais, professores, equipe gestora e toda a comunidade escolar para uma noite especial: a culminância do projeto Feras da Aprendizagem.

O projeto teve o objetivo de colaborar para fomentar o gosto pela leitura, escrita, cálculos, produção artística, servindo, também, como incentivo e tendo como suporte os demais projetos desenvolvidos na Unidade Escolar:

• Projeto de Leitura: Leitura Vamos Nessa! Leitura no Coração;
  • Projeto de Artes: Art’Manhas do GESOT;
  • Projeto Quizomba: Brasil de todas as tribos e de todas as cores.

Na oportunidade, estiveram presentes, também, a secretária municipal de Educação, Iamara Junqueira, e a gerente de Coordenação Pedagógica, Marta Juvênia Navarro Caramelo, as quais puderam acompanhar, prestigiar e participar da solenidade.

O evento foi pensado no intuito de homenagear 29 alunos que se destacaram nas 3 primeiras unidades de ensino, obtendo médias significativas, iguais ou superiores a 6,0 pontos. Médias estas que propuseram aos mesmos serem, de fato, “feras da aprendizagem”.

Além destes, a Unidade Escolar também homenageou um aluno especial que se desenvolveu nas mais diversas modalidades de atividades inerentes aos projetos da escola no decorrer do ano letivo. Com muita comoção, emoção e alegria, o aluno destaque, nesta modalidade, foi Gustavo Rodrigues Luz, o qual é conhecido, carinhosamente, por todos como “Anjo Azul do GESOT”.

O fazer pedagógico, no Grupo Escolar Senador Ovídio Teixeira, desloca seu eixo central para o estudante, além de destacar a cidadania na proposta da Instituição, entendendo que ela deve e pode ser exercida em todas as suas instâncias, oportunizando espaços de participação para a comunidade escolar como prática do humanismo contemporâneo.

Em virtude disso, registra em seu Projeto Político Pedagógico – PPP – uma proposta que é tida como contorno transversal – a inclusão social – como forma de possibilitar o aprender com qualidade. Uma proposta que exige um esforço de todos na construção de formas de mediação, metodologias e instrumentos avaliativos que visem atender às especificidades dos discentes com dificuldades e limitações, como também tempos e ritmos diferenciados, de acordo com as condições humanas, profissionais e estruturais disponíveis na instituição.

No que diz respeito à educação inclusiva, a diretora do GESOT Ceane Nelbe Oliveira Batista, enfatiza que quanto mais acessos e oportunidades uma pessoa dispõe, menores serão as dificuldades. “Pensando nisso, buscamos na nossa escola dar atendimento digno e eficiente aos inúmeros alunos com necessidades especiais (autismo, síndrome de Down, baixa mobilidade, baixa visão, introspecção, etc.) que já atendemos há alguns anos. Ainda carecemos implementar várias ações, principalmente no que concerne à adequação do espaço físico para a acessibilidade. Mas nós temos nos esforçado para romper todas as barreiras que surgem, o que temos conseguido com grande êxito. Uma prova disto é o envolvimento desses alunos nos nossos projetos, como este que foi culminado nessa noite tão especial e comovente do dia 01 de novembro. Isso, com certeza, nos motiva ainda mais!”, destacou Ceane.

A secretária de educação, Iamara Junqueira, ressaltou a importância do saudoso Anísio Teixeira para a educação, destacando os projetos da escola como forma de implementação das propostas educacionais, através das quais, se consegue alcançar os sonhos e ter o devido reconhecimento que merece.

A professora Fernanda Gomes mencionou sua trajetória estudantil, o gosto pela leitura e a dedicação, empenho e confiança dos pais para com ela e seus irmãos, estendendo isto aos pais presentes na solenidade. No ensejo, parabenizou aos alunos “feras”, salientando que os mesmos não foram selecionados simplesmente pelas notas, mas por todas as outras qualidades, enquanto, estudantes.

O evento aconteceu com sucesso, graças à colaboração de todo o corpo docente e técnico administrativo do GESOT, que demonstraram apoio e compreensão, acreditando que este projeto fosse importante para destacar a importância do alunado não somente nos aspectos quantitativos, mas, especialmente, nos qualitativos de toda sua trajetória escolar nas 3 primeiras unidades do ano letivo de 2017; aos pais, que acreditaram no propósito da escola, na finalidade desse projeto e, principalmente, por perceber que seus filhos são, de fato, aluno nota 10 – um FERA!; à parceria da Câmara Municipal de Vereadores de Caetité, na pessoa do Exmo. Sr. Presidente da Câmara Arual Rachid Fernandes Santos, que cedeu o espaço para realização da solenidade; e, especialmente,  aos incentivadores que confiaram no propósito desse projeto, quer seja financeiramente ou com doação de prêmios:

• Academia Inova Fitness 1 e 2  – Inova Fitness seu corpo em movimento – (Alan Fernandes )
  • Hotel Porto do Sol – Flexibilidade e Qualidade – (Amador Oliveira de Sousa);
  • Eletrolaser Móveis e Eletros;
  • Granfino Home Center – Materiais para Construção;
  • Consorbyte – Tradição e Credibilidade
  • Clínica Nova Esperança (Dr. Hugo Montenegro);
  • Belle Corpus.

Um projeto como este, dentre outros objetivos, ajuda a despertar o interesse e a curiosidade dos alunos na formação de habilidades e competências que irão torná-los cidadãos participativos, críticos e conscientes de suas realidades.