Grupo Escolar Senador Ovídio Teixeira realiza Projeto de Leitura e FestEJA 2017

Após o sucesso do Projeto Art’manhas do GESOT, o Grupo Escolar Senador Ovídio Teixeira realizou nos dias 09 e 10 de outubro o evento de culminância de mais um projeto: “todo dia é dia de leitura – leitura no Coração”, na casa Anísio Teixeira com objetivo de favorecer a ampliação e o desenvolvimento de habilidades e competências indispensáveis ao domínio da leitura, escrita e interpretação, como forma de inserção no mundo de complexidade de informações em que vivemos e como meio de formação de um cidadão crítico, consciente e atuante na sociedade.

Trata-se de um projeto interdisciplinar que abrange toda a escola, uma vez que a leitura precisa ser cada vez mais estimulada no alunado atualmente. “A escola é um espaço social importante em nossas vidas e é nela que construímos a nossa história, nossas individualidades, nossas relações sociais e a leitura faz parte deste contexto, permitindo aos alunos a oportunidade não só de se descobrirem enquanto cidadãos, como, também, aprenderem a ver o outro sob uma nova ótica, tendo por base o universo da leitura. Digo ‘universo’ pela imensidão da significância da leitura como forma de construção do saber”, destaca a diretora da unidade escolar Ceane Nelbe de Oliveira Batista.

A escola agradece o envolvimento de todos os professores, da família, de toda a comunidade e, em especial, dos alunos que assumem, com afinco, a responsabilidade de estarem participando das atividades voltadas apara este projeto nas mais diversas modalidades em que se relaciona o saber com a leitura, com a escrita, com a intepretação.

No mesmo ensejo, os professores da EJA realizaram diversas apresentações pertencentes ao Projeto Festeja 2017. Apresentações que, de fato, marcaram a noite do dia 09/10. Produções de cordéis, jograis e peça teatral, realizadas com base na temática “Brasil: País de Saberes e (des) Sabores”, trouxeram à tona temas que são muito polêmicos na sociedade atual: Drogas e Criminalidade; Questões sociais, econômicas e culturais das regiões brasileiras e Política: conhecer para transformar. A intenção dos temas é permitir que o alunado conheça a diversidade sócio, histórica e cultural brasileira, bem como seus principais problemas, possibilitando a formação de um olhar crítico e consciente, de forma a buscar a superação, intervenção e transformação do real.

O dia 09/10 (no auditório da Casa Anísio Teixeira – nos 3 turnos) foi marcado pela presença de excelentes palestrantes, como: Esmeralda Guimarães Meira, Ginaldo Cardoso de Araújo e Junívio da Silva Pimentel– UNEB – Campus VI;  que atuam na área de leitura com muita ênfase, proficiência e experiência. Já o dia 10/10, intitulado dia “D” do projeto, a escola recebeu visitantes de vários segmentos sociais que tiveram um momento de intervenção com todos os alunos, ficando um em cada turma. Tivemos a honra e o prazer de receber em nossa escola, no dia “D”:

• Andréa Torres;
  • Silvanir Fernandes Públio;
  • Yalen Sacramento;
  • João Gomes;
  • Junívio da Silva Pimentel;
  • Theobaldo Neto;
  • Antônio Cláudio Barbosa;
  • Hugo Silveira;
  • Josias Mohabe Silveira;
  • Pe Eutrópio Aécio de Carvalho.

A realização do evento contou apoio de pessoas do comércio local, e, também, outros representantes da comunidade caetiteense, destacando, especialmente aqueles que acreditaram no propósito desse projeto e colaboraram financeiramente e com doação de alguns prêmios:

• Academia Inova Fitness 1 e 2 – Inova Fitness seu corpo em movimento – (Alan Fernandes )
  • Hotel Porto do Sol – Flexibilidade e Qualidade – (Amador Oliveira de Sousa);
  • Marcenaria Pimentel;
  • Eletrolaser Móveis e Eletros;
  • Granfino Home Center – Materiais para Construção;
  • Consorbyte – tradição e credibilidade;
  • Rádio Educadora Santana de Caetité;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil;
  • Ao Sr. Vereador Júlio Ladeia.

*Texto – Mauri Oliveira