Grande programação no VIII Encontro de Comunidades Negras e Quilombolas de Caetité

Evento comemorou celebrou a Consciência Negra junto com as 25 comunidades quilombolas e negras de Caetité. Um importante momento de valorização cultural.

A Prefeitura de Caetité, através da secretaria de Educação, realizou, durante esse domingo (26/11), o VIII Encontro de Comunidades Negras e Quilombolas de Caetité, com o tema “Saberes e sabores dos quilombos”. Um momento importante, de integração e valorização da cultura negra, com atividades como dança afro, dança do pilão, cantigas de roda, terno de reis, apresentação de violeiros, e muito mais.

O evento de comemoração pela Consciência Negra tem o objetivo de fortalecer, integrar e valorizar a cultura negra em nosso município e região, já que em Caetité existem em torno de 25 comunidades negras, sendo 13 já certificadas pelo órgão competente, a Fundação Palmares.

O Encontro é realizado pela Prefeitura de Caetité/Secretaria Municipal de Educação; Movimento de Mulheres Camponesas e pelos Conselhos Municipal e Territorial de Comunidades Quilombolas; e tem o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caetité.

“O objetivo do encontro é valorização cultural e a elevação da autoestima das comunidades. O nosso encontro foi maravilhoso! Um misto de enaltecimento cultural, regionalismo, encantamento e orgulho. Eventos como esse proporcionam maior intercambio cultural entre as comunidades negras e quilombolas de Caetité”, comemorou o prefeito Aldo Gondim.

Foram cerca de mil pessoas mobilizadas para organizar e realizar um encontro carregado de conhecimento, integração e partilha. Um verdadeiro trabalho coletivo, como destacou a secretária de Educação, Iamara Junqueira.

“Quero agradecer, de forma muito especial a equipe da Cultura e Esporte, através dessa grande articuladora que é Vanessa Junqueira; a Auta Rosa, diretora da Difam, que nos apoia incondicionalmente; a disponibilidade de nos ouvir e buscar as soluções de nossos problemas, a Herbert; a parceria de assistência social, através de uma pessoa sempre disposta e presente, que é Cátia Virgínia; se tivemos acompanhamento de mecânicos, carros de apoio e assistência, devemos a equipe da garagem e demais funcionários, o nosso muito obrigado a Rodrigo; a a toda a equipe do Governo Participativo que através das ações e apoios mantém a cumplicidade. Neste ponto, quero parabenizar e agradecer ao nosso prefeito, Aldo Gondim, pelo compromisso e por  acreditar em cada um de nós”, finalizou Iamara.