Governo Participativo realizou evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado em nosso município no dia 08 de junho, durante um evento no colégio CETEP.  A ação foi uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com a Secretaria Municipal de Educação e o CETEP, que uniram esforços para mais uma vez celebrar essa data de fundamental importância para a conscientização da sociedade Caetiteense.

Na ocasião, a advogada Nayane Gondim realizou uma palestra sobre as Leis e normas que regem a preservação ambiental não só do nosso município, mas do território nacional como um todo.

Em seguida, os alunos do Ensino Fundamental do Município apresentaram projetos com o tema: vamos cuidar do Brasil cuidando das águas. Partindo dessa temática, os alunos apresentaram 08 projetos abordando diversas problemáticas com base no tema Geral dessa Conferência. Desses oito, um foi selecionado para que seja executado pelo município através da Secretaria de Meio Ambiente. Após as apresentações, o Engenheiro Ambiental João Natálio Bastos, esclareceu algumas informações aos alunos.

Para a vice prefeita de Caetité, Dra Kelly, espaços como esses é fundamental para disseminar na população uma conscientização quanto a preservação da natureza. “Precisamos incentivar, principalmente, os jovens, os nossos alunos a inovarem e apontar caminhos para a preservação dos recursos naturais e para um convívio harmônico com estes”, declarou a vice prefeita.

Na oportunidade, também estiveram presentes os secretáriss municipais de Meio Ambiente, Italva Cunha, de Educação, Iamara Junqueira, de Desenvolvimento Econômico, Rosival Almeida, e de Recursos Hídricos, Nilo Azevedo, além representantes da Coopercicli. Esses últimos desenvolveram um trabalho de conscientização, apresentação de hortaliças orgânicas cultivadas do horto do nosso município e distribuição de mudas para a população presente no evento.

Todos esses trabalhos desenvolvidos em parceria com colaboradores já contam como ação para responder ao TAC do Inquérito Civil de Nº: 692.0.130720/2012.

Sobre a data

Semana Nacional do Meio Ambiente começa em 1 de junho e vai até 5 de junho, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa semana de conscientização foi criado no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. O objetivo era complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU, em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia.

A proposta desta data é chamar a atenção de todos os governos mundiais e da população sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente. Essa iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.