Fazenda Mutamba recebe primeiro encontro do Curso de Agroecologia e Produção Orgânica

Nos dias 24 e 25 de março, aconteceu na Fazenda Mutamba o primeiro encontro de formação do Curso de Agroecologia e Produção Orgânica realizado pelo Instituto Federal Baiano, Ministério da Agricultura e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), em parceria com a Prefeitura de Caetité, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SDE, Associação Viva, Federação das Associações e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O encontro foi realizado na sede da associação comunitária dos amigos e moradores da Fazenda Mutamba e contou com a participação dos agricultores locais interessados no assunto. O curso visa capacitar os produtores rurais para o cultivo de alimentos orgânicos e para a convivência sustentável com o campo, compreendendo seus conceitos, princípios, manejo do solo, nutrição e adubação, proteção das plantas, certificação e comercialização de alimentos orgânicos.

O objetivo do curso segundo a Professora Dra. Felizarda Bebê do IF Baiano, é formar agricultores e agricultoras, sobretudo jovens, para produzir alimentos orgânicos, como explica a própria professora que “uma forma de produzir alimentos saudáveis, manter o homem no campo com saúde e preservar a biodiversidade é através da agricultura orgânica”, explicou Felizarda.

Para o secretário da SDE Rosival de Almeida, o curso é de grande importância para levar informações para o agricultor que “precisa estar preparado e essa capacitação é um incentivo àqueles que já cultivam alimentos orgânicos na comunidade de Mutamba”, explicou Rosival.