Comunidade do Sapé sediou o 10º Encontro das Comunidades Quilombolas de Caetité

Foi realizado nesse domingo (24/11) na comunidade do Sapé, Distrito de Caldeiras, o 10º Encontro das Comunidades Quilombolas do município de Caetité. O evento busca manter a articulação, a resistência e a troca de experiências entre as comunidades, além de debater a manutenção dos direitos garantidos por lei a esses povos.

O Encontro é organizado pelo Conselho Municipal Quilombola, que representa as 13 comunidades reconhecidas como remanescente de quilombo (Contendas, Sambaíba, Sapé, Veredas dos Cais, Malhada, Lagoa do Mato, Lagoa de Dentro, Passagem de Areia, Vargem do Sal, Cangalha, Mercês, Pau-ferro do Juazeiro e Olho D’Agua) e as 2 em processo de reconhecimento (Lagoinha da Cobra e Riacho da Vaca).

“Esse Encontro é importante para fortalecer a luta de nós quilombolas. Nesse ano de modo especial por realizarmos a 10ª edição e isso nos enche de orgulho. Por isso é importante mostrar e compartilhar esta experiência entre as comunidades para que possamos crescer juntos”, declarou o senhor Geraldo, coordenador da comunidade de Contendas e do conselho. “Agradecemos a prefeitura pela apoio de sempre”, completou.

O Encontro começou com a acolhida aos moradores das comunidades e com um momento místico conduzido pelos próprios participantes. Ao decorrer do evento foram realizadas diversas apresentações culturais pelos quilombolas, pelos grupos de percussão Omo Ayê e Tambores da Magia, e pelo grupo de dança Dandaras.

“A realização deste encontro das comunidades remanescentes de quilombos em Caetité é único em toda região do sertão baiano pelo tamanho em organização e participação. Quero destacar que após reivindicação das comunidades no encontro do ano passado, reconhecemos o dia 20 de Novembro como feriado municipal da Consciência Negra. Continuem lutando, as nossas tradições não podem acabar. Nós estamos com vocês nessa luta, e assim como Zumbi dos Palmares, vocês têm o DNA da coragem e da resistência!”, afirmou o prefeito Aldo Gondim.

Também estiveram presentes no evento a primeira-dama, Aline Gondim; a vice-prefeita e secretária da Secelt, Jaquele Fraga; o presidente da Câmara de Vereadores, Álvaro Montenegro; os vereadores, Zacarias Nogueira e Mário Rebouças; o reitor da Unifg, Georgheton Melo Nogueira; o secretário executivo do CDS Alto Sertão, Anderson Públio; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Paulo; os secretários municipais, Iamara Junqueira (Educação), Mara Rebouças (Desenvolvimento Social) e Cynthia Lopes (Saúde).

Deixe um comentário