Comunidade de Curral Velho recebe primeira etapa do Curso de Recuperação de Pastagem

Nos dias 26, 27 e 28 de março, aconteceu na Comunidade de Curral Velho – Distrito de Brejinho das Ametistas – a primeira etapa de formação do Curso de Recuperação de Pastagem realizado pelo Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em parceria com a Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SDE, e Associação Viva.

O encontro foi realizado na sede da associação da comunidade e contou com a participação dos agricultores locais interessados no assunto. O curso visa capacitar os produtores rurais para o manejo e recuperação do pasto, alimento essencial para o rebanho e a produção de leite que se destaca na região.

O objetivo do curso, segundo o agrônomo João Bruno Martins, consultor do Senar, é fazer com que os agricultores e agricultoras recuperem áreas degradadas com pastagem gerando produção como explica o próprio consultor. “O curso visa através dos pequenos produtores recuperar áreas degradadas com pastagem, assim também, gerando recursos e cuidando do meio ambiente”, explicou o agrônomo que ministra a formação.

O senhor Adailson Meira dos Santos, pequeno agricultor da comunidade, falou da sua expectativa para o curso. “A gente espera aprender mais, ter aquela prática alternativa do campo e isso é importante porque vai nos fortalecer quanto pequeno produtor”, ressaltou Adailson.

Para o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Rosival de Almeida, o curso é de grande importância para a comunidade que se destaca na produção de leite e “essa iniciativa da prefeitura de Caetité juntamente com a SDE e a Associação Viva, busca dar esse incentivo para que a produção melhore e gere renda para o pequeno produtor”, explicou Rosival.

Ainda na oportunidade, também foi inaugurado o tanque de resfriamento que vai receber o leite dos produtores locais que será vendido para o Lacticínio Bonfim pelo preço de R$ 1,07 através do Programa de Aquisição de Alimentos modalidade leite (PAA-leite).