Comunicado a respeito do aparecimento de cobras e a situação dos cães de rua em Caetité

Após o registro de aparecimento de cobras em residências da área urbana de Caetité, e o elevado número de cães soltos pela cidade, a Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Saúde reuniu com representantes da Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica, com representantes das Secretarias Municipais de Serviços Públicos e Meio Ambiente, para tratar sobre o assunto. A reunião aconteceu na última segunda-feira (20/05).

Na oportunidade foram levantadas algumas medidas que podem ser tomadas pelo poder público diante dessas situações. Sobre a questão do aparecimento de cobras, inclusive da espécie serpente, a Secretaria de Serviços Públicos informou que já está sendo feita a limpeza das áreas públicas, bem como, está fiscalizando as propriedades privadas para que seja feita a limpeza também.

Para o biólogo Jackon Mercês, o aparecimento desses animais é devido à fatores ecológicos. “O aparecimento dessas cobras na zona urbana é devido a procura desses animais por suas presas, por alimento. Isso associado ao crescimento da cidade que está cada vez mais próxima do habitat desses animais”, destacou.

Sobre os cães soltos na cidade, a secretária de Saúde, Cynthia Lopes, destaca que está sendo feito um trabalho de recolhimento desses animais, para encaminhá-los ao Canil Municipal, onde serão castrados e cuidados por veterinário. E esse é um trabalho que surtirá efeito a médio prazo.

Foi encaminhada na reunião, a realização de uma coletiva de imprensa para o dia 04 de junho com a presença dos meios de comunicação da cidade para orientar a população quanto às precauções a serem tomadas e quais ações foram desenvolvidas para resolver as questões das cobras e dos cachorros.

Orientação de saúde

Em caso de acidente com a picada de cobra, a orientação da Secretaria de Saúde de Caetité é levar a vítima o mais rápido possível à Unidade de Pronto Atendimento (UPA – 24H) para uma avaliação médica.