Ciclo de palestras: CRAS Rural promove reuniões nas comunidades de Barrinha, Tanquinho de Aroeiras e Sapé

A Prefeitura de Caetité, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, promoveu reuniões do ciclo de palestras do CRAS Rural nas comunidades de Barrinha, Tanquinho de Aroeiras e Sapé. O objetivo é orientar as comunidades quanto aos serviços ofertados pelo órgão, bem como, tratar sobre temas relevantes às comunidades.

O projeto abordou os temas convivência comunitária e familiar, direitos e deveres dos cidadãos, higiene pessoal e do lar, identidade nas comunidades quilombolas, a prevenção do álcool e outras drogas, cuidados para com idoso, previdência social, entre outros temas sugeridos por agentes das comunidades.

Foram abordadas, no campo da assistência social, questões referentes aos benefícios sociais: aposentadoria, BPC, Programa Bolsa Família, além de informações pertinentes acerca do Cadastro Único. No campo psicológico, houve debates sobre depressão, alcoolismo e ansiedade; sendo pontuados os mitos e estigmas na saúde mental.

“Uma vez que o CRAS Rural está ancorado ao trabalho de prevenção, sobretudo, nas comunidades rurais em situação de risco e vulnerabilidade social, o Ciclo de Palestras cumpre com o objetivo de orientar as famílias e comunidades, bem como acolher as demandas surgidas com a finalidade de fazer o devido acompanhamento e possíveis encaminhamentos necessários”, destacou Deuzeni Santos, coordenadora do CRAS Rural.

Os técnicos envolvidos nas atividades foram: Diogo Souza (Psicólogo), Glauciane Xavier (Assistente Social), Marlene Mendes (Assistente Social) e Joseni Caxias (Assistente Social).

Deixe um comentário