CEREST de Caetité promove conscientização sobre Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT

Considerada a segunda maior causa de afastamento do trabalho no país, as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) englobam cerca de 30 doenças e acometem homens e mulheres em idade produtiva, sendo provocadas por atividades desenvolvidas no trabalho, com a repetição de atividades, a postura incorreta e a sobrecarga física.

Para marcar o Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT, celebrado em 28 de fevereiro, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST/ Caetité vem conscientizando aos trabalhadores acerca do tema, buscando incentivá-los a cuidar das questões de ergonomia do ambiente do trabalho e adotar atitudes que os favoreçam no processo produtivo do cotidiano laboral, com qualidade de vida.

LER/DORT

Desde 2000, o último dia do mês de fevereiro, é considerado Dia Internacional do Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER), ou Distúrbios Ósteo Musculares Relacionados ao Trabalho (DORT) como são conhecidos, agora, no Brasil. Trata-se de um marco de extrema relevância. Foi a primeira vez na história que uma doença profissional (LER) passou a ser considerada como questão de saúde pública mundial.

As LERs e os DORTs são responsáveis pela alteração das estruturas osteomusculares – tendões, articulações, músculos e nervos. O primeiro sinal é a dor. Depois a pessoa começa a sentir formigamento e dormência, como uma espécie de insensibilidade ou fraqueza para segurar objetos.

Podem ocorrer ainda desconforto, fadiga, inchaço, enrijecimento muscular e choques nos membros. Estes são de evolução lenta e insidiosa, o que leva muitos trabalhadores a procurar auxílio de um profissional especializado muito tardiamente. Contudo, torna-se fundamental que o trabalhador, ao primeiro sintoma do Distúrbio, procure assistência especializada, evitando a evolução clínica do quadro.

Como prevenir:

•          Aumentar o número de pausas durante a jornada;

•          Adequar o posto de trabalho para evitar a adoção de posturas corporais incorretas;

•          Verificar se a temperatura, ruído e a iluminação produzem mal estar;

•          Monitorar periodicamente a saúde, com realização de exames médicos.

Deixe um comentário