CEREST/Caetité realizou palestra sobre cuidados e prevenção de LER/Dort

Na noite da última quinta-feira (01/03) a equipe do CEREST/Caetité realizou na Casa Anísio Teixeira, uma palestra sobre cuidados e prevenção de LER/Dort, ministrada pelo Médico do Trabalho, Dr. Lúcio Cézar. Após a palestra, foi realizada ginástica laboral com os presentes.

Os Distúrbios Relacionados ao Trabalho (Dort) e/ou as Lesões por Esforço Repetitivo (Ler), são um dos principais distúrbios osteomusculares que acometem os trabalhadores, que consequentemente, precisam se afastar do trabalho por conta dessas alterações.

Tais patologias são manifestações de lesões decorrentes da utilização, do esforço e da repetição de atividade relacionadas ao trabalho. Não são, no entanto, propriamente uma doença, mas; sim, síndromes constituídas por um grupo de doenças como: tendinite (inflamações nos tendões), bursite (inflamação na bursa), epicondilite (inflamação dos cotovelos), entre outras.

No entanto, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Cynthia Lopes, não é somente o movimento repetitivo que adoece o servidor. “São vários outros fatores que vão desencadeando esse quadro, como por exemplo, o uso de ferramentas e equipamentos incorretos, o ritmo acelerado, postura incorreta, ausência de pausas durante o trabalho, além do estresse”, explica Cynthia.

Para o Dr. Lúcio Cezar, esse foi um importante momento de conhecimento. “Foi de suma importância para o município de mostrar primeiro o que é o CEREST e depois falar um pouco sobre a doença. Mostrar a importância da prevenção e colocar toda a nossa equipe do CEREST à disposição dos moradores de Caetité e dos outros 20 municípios que são atendidos em nossa região”.

Na oportunidade do encontro, estiveram presentes as secretárias municipais de Educação, Iamara Junqueira; de Desenvolvimento Social, Cátia Virgínia; e de Meio Ambiente, Italva Cunha.

Deixe um comentário