Caetité supera meta do Ideb proposta para 2019 nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (03/09) pelo MEC.

A rede de escolas públicas de Caetité recebeu a nota de 5,1 nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) no Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) referente ao ano de 2017. A nota ultrapassou a meta prevista pelo Governo Federal para tal ano, que era de 4,7 pontos, superando também a meta proposta para o ano de 2019, que é de 5.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (03/09) pelo Ministério da Educação (MEC). Nos anos finais do Ensino Fundamental, que vão do 6º ao 9º ano, o índice de Caetité avançou e chegou aos 4 pontos, em 2017, um décimo a menos que a meta. Em 2015, a nota alcançada pelo município foi de 3,4.

Enfrentar os problemas e as dificuldades, investir nos profissionais, incentivar parcerias e projetos que auxiliam na alfabetização, uma equipe unida, dedicada e focada no processo de ensino e aprendizagem. Esta foi a receita que garantiu à Prefeitura de Caetité melhorar a qualidade do ensino público e avançar no Ideb.

Para o prefeito Aldo Gondim, esse resultado positivo é fruto do trabalho realizado pela administração municipal nos últimos nove anos e meio na área da educação. “Educação sempre foi nossa prioridade nos investimentos públicos. Acabamos com as turmas multisseriadas, melhoramos a merenda escolar e a infraestrutura da rede, e valorizamos os professores. Apesar das dificuldades que temos enfrentado, esse resultado evidencia a seriedade e o compromisso do nosso trabalho por uma educação de qualidade e uma Caetité cada vez melhor”, comemorou o prefeito.

A secretária municipal de Educação, a Prof.ª Iamara Junqueira, também comemorou o resultado divulgado pelo MEC. “É uma alegria enorme ver que conseguimos avançar e que estamos acima da meta projetada para 2019, no caso do 5º ano, e no crescimento considerável para o 9º. Além de celebrar, é hora de refletir, analisar e entender junto com a comunidade escolar para que nossa rede continue avançando!”, ressaltou a Prof.ª Iamara.

O Ideb é o principal indicador de qualidade da educação básica, formado pelo Saeb (prova de português e matemática aplicada a cada dois anos) e pelo fluxo escolar (taxa de aprovação/reprovação/abandono dos alunos). É uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério da Educação.