Caetité: Secretaria de Educação realiza minicurso sobre transtorno opositivo desafiador

A Secretaria de Educação de Caetité, por meio da Gerência de Acompanhamento e Planejamento Pedagógico e da Equipe de Educação Especial, realizou na última quarta-feira (14/11), um Minicurso Introdutório sobre Transtorno Opositivo – Desafiador (TOD), ministrado pela Professora Mestra Marinalva Teixeira, psicóloga, psicopedagoga e psicanalista.

O TOD é um distúrbio de comportamento caracterizado por um perfil rígido de desobediência, hostilidade e ameaça que ocasiona sérios problemas ligados ao modo como o indivíduo reage aos processos rotineiros e disciplinares do cotidiano.

O minicurso teve como público alvo gestores escolares, coordenadores pedagógicos e técnicos da Secretaria Municipal de Educação, com o intuito de informar e esclarecer as características e sintomas do TOD, para que identifiquem o mais precoce possível, evitando riscos maiores de incompatibilidade social, desagregação familiar, reprovação, baixo rendimento e evasão escolar, o que se não notado pode desaguar num contexto de delinquência, drogalização e distúrbio de conduta.

A escola desempenha papel primordial na identificação dos sintomas deste transtorno, já que é um ambiente propício na percepção destes sinais.

A relação do gestor, coordenador e professor com o aluno de risco, pode fazer a diferença, pois conhecendo as técnicas de contingência de comportamentos negativos, habilidades sociais positivas e saber dialogar com este aluno, para que não se estimule no educando sentimentos de raiva, agressividade e discursos desafiadores, acionando medidas e treinamento para o encaminhamento mais adequado ao aluno que apresente tais características, pois uma educação humanitária e inclusiva contribui na formação e realização integral dos nossos alunos.

É a Educação Municipal em defesa de uma Escola para Todos!!