Caetité se prepara para instalar o Prontuário Eletrônico do Cidadão

O município de Caetité se prepara para adotar o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Padronizado e digital, o sistema dá acesso aos dados de todos os procedimentos dos pacientes, proporcionando que o atendimento ocorra de forma mais rápida e eficaz.

Na tarde de ontem (05/09), foi realizado um treinamento com a unidade piloto, USF José Silveira Rocha, para implantação do sistema. A expectativa é que até o mês de dezembro, o PEC esteja instalado em todas as unidades de saúde de Caetité.

“O prontuário eletrônico é um repositório online onde todas as informações de saúde, clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas. A informatização pode trazer benefícios como: acesso rápido as informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos”, explica a secretária municipal de Saúde, Cynthia Lopes.

O sistema armazena todas as informações de saúde, clínicas e administrativas dos pacientes. Através dele, os médicos podem consultar diagnósticos, atendimentos, exames e medicações passadas. O médico conseguirá, ainda, verificar se a medicação que ele pretende recomendar está disponível na Farmácia Popular do município. A medida também ajudará a reduzir custos ao evitar, por exemplo, a duplicidade de exames ou retiradas inadequadas de medicamentos, pois haverá maior controle sobre o que está sendo investido, além de diminuir consideravelmente o uso e gasto com papel.

Deixe um comentário