Caetité realizou 5ª Conferência Municipal de Saúde com ampla participação popular

Mais de 300 pessoas se reuniram para discutir a construção de políticas públicas para melhorar a saúde no município.

A Prefeitura de Caetité, através da secretaria de Saúde, realizou com ampla participação popular a 5ª Conferência Municipal de Saúde, que discutiu o tema: Democracia e Saúde – Direito, Consolidação e Financiamento do SUS. Mais de 300 pessoas se reuniram na manhã da última sexta-feira (26/04) no auditório do CETEP, para discutir a construção de políticas públicas para o aprimoramento da saúde no município.

Na oportunidade, a secretária municipal de Saúde, Cynthia Lopes de Abreu Marques, falou sobre os desafios da saúde pública no país. “Caetité vem sempre procurando atender de maneira qualificada a população, apesar de toda a dificuldade que o SUS vem atravessando no país. Agradeço aos parceiros, sindicatos, conselhos, usuários, prestadores de serviços, trabalhadores de saúde, sociedade civil e demais autoridades que vieram participar deste evento nas discussões para melhorar o SUS com esse tema que veio da 16ª Conferência Nacional de Saúde e tem em seu pilar a inclusão social da gestão de Saúde nos municípios e a participação de todos para fazermos uma saúde melhor. Cada um tem as suas funções, os seus limites de atuação, mas o ideal para o funcionamento do sistema de saúde nas cidades é a gestão conjunta de todos esses atores. E nós estamos aqui para realizar esse trabalho juntos”, destacou a secretária.

A atividade reuniu profissionais da saúde, representantes do governo municipal e dos usuários do Sistema Único de Saúde que juntos apontaram sugestões e propostas para fortalecer o Sistema Único de Saúde no Município, no Estado e no País.

As propostas aprovadas contemplaram três eixos centrais do SUS: Saúde como direito; consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde e financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Ao final do evento, Cynthia Lopes fez uma avaliação bastante positiva do evento. “Nós alcançamos o nosso objetivo. A 5ª Conferência de Saúde de Caetité foi um sucesso. Nós convocamos a sociedade, os movimentos organizados e a população se fez presente, participando de forma efetiva, com a elaboração de propostas muito maduras e consistentes. Tenho certeza que muito do que foi feito aqui no relatório final será contemplado no relatório estadual e de lá para a conferência nacional. Foram elaboradas proposições consistentes que irão consolidar o nosso planejamento para os próximos anos na saúde de Caetité”, finalizou a Secretária.