Caetité: Município realizou Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Prefeitura de Caetité e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizaram no dia 05 de novembro a “V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”. O evento aconteceu no auditório da Casa Anísio Teixeira, com a presença das secretárias municipais, de Educação, Iamara Junqueira; e de Desenvolvimento Social, Mara Rebouças; dos conselheiros do CMDCA, adolescentes, crianças e representantes de órgãos ligados ao tema.

A conferência teve por objetivo geral deliberar sobre a política municipal de defesa e garantia de direito da criança e do adolescente, estabelecendo novas propostas e fortalecendo as já existentes. O tema discutido no evento foi “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento à Violência”, ministrado pelo palestrante João Pereira representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente da Bahia (CECA).

A conferência municipal teve a participação ativa da sociedade civil, de movimentos sociais e de adolescentes que, por meio de cinco eixos temáticos, apresentaram propostas de ações e políticas públicas para a proteção integral à criança e ao adolescente. As propostas foram debatidas e aprovadas em plenária e, em seguida, foram eleitos os delegados que irão participar da conferência territorial.

Integrantes do Núcleo de Cidadania ao Adolescente (NUCA) participaram ativamente da conferência e foram representados na mesa de honra pela estudante Jéssica Neves. “Essa conferência é muito importante para cada um de nós entender e discutir o que queremos e apresentar ideias novas”, destacou a adolescente.

O presidente do CMDCA de Caetité, Dácio de Oliveira Neto, declarou a abertura da conferência e agradeceu o apoio dos envolvidos. “Quero agradecer a presença dos adolescentes e das crianças, de modo especial as entidades que trabalham com especiais, a secretaria de Desenvolvimento Social e os conselheiros do CMDCA”, agradeceu Neto.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Mara Rebouças, o evento é de suma importância para as políticas públicas voltadas para a criança e adolescente. “A conferência é uma oportunidade de discutir, avaliar, de pensar soluções e, também, problematizar questões que enfrentamos no dia a dia. O objetivo é garantir a proteção integral”, finalizou a secretária.

A conferência contou com as apresentações do Coral Raios de Luz da Escola Municipal Maria Neves Lobão e do Grupo de Dança Afronta do CRAS Urbano.