Caetité fará parte da Semana Nacional dos Museus

Evento acontecerá entre os dias 15 e 18 de maio com o tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”.

A Semana de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Neste ano ela será de 15 a 18/05.

A cada ano o Conselho Internacional de Museus (Icom) lança um tema diferente para a celebração dessa data, que é também o mote norteador das atividades da Semana de Museus. Este ano o tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus” dialoga intimamente com os objetivos do evento que visa promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

A Prefeitura Municipal de Caetité e a Universidade do Estado da Bahia (Campus de Caetité e Guanambi) fazem parte deste evento por  meio do Museu do Alto Sertão da Bahia (MASB), instituição municipal vinculada à Secretaria de Educação de Caetité.

O MASB, museu criado pela Lei Municipal Nº LEI º 761, de 15 de agosto de 2013, possui setores de Ação Social, Comunicação Social, Salvaguarda e Pesquisa e já atua no território, desde 2012.

São dez núcleos rurais e citadinos atendidos nos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã, que surgiu no ano de 2011, atrelado a instalação de complexos eólicos no interior baiano, cujas obras demandaram licenciamentos ambientais.

Confira a programação especial preparada para a próxima semana:

15/05/2017 – 08h às 11h30min e de 13h30min às 16h30min

Local: Sede do MASB

EXPOSIÇÃO ITINERANTE – Importante canal de comunicação com as comunidades a respeito do patrimônio local e regional, a exposição itinerante apresenta o MASB, mostra algumas das ações e mapeamentos já realizados no território e trata de alguns dos conceitos que darão origem à exposição permanente na Casa da Chácara, sede deste museu.

16/05/2017 – 08h às 11h30min e de 13h30min às 16h30min

Local: Sede do MASB

EXPOSIÇÃO ITINERANTE – Importante canal de comunicação com as comunidades a respeito do patrimônio local e regional, a exposição itinerante apresenta o MASB, mostra algumas das ações e mapeamentos já realizados no território  e trata de alguns dos conceitos que darão origem à exposição permanente na Casa da Chácara, sede deste museu.

17/05/2016 – 09h às 12h

Local: Auditório do Núcleo Museológico Instituto de Educação Anísio Teixeira (IEAT)

SOCIALIZAÇÃO DE OFICINAS – Momento voltado para a socialização de uma etapa das oficinas de Memória e Produção Textual desenvolvidas de janeiro à abril de 2017. A socialização contará com a produção realizada com os seguintes núcleos museológicos: IEAT, Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Escola Emiliana Nogueira Pita (de Caldeiras) e Moita dos Porcos.

18/05/2016 – 17h às 18h

Local: Centro Cultural de Ibiassucê

RODA DE CONVERSA – Visita mediada e reflexões acerca da Memoria e Patrimônio local e regional no sobrado, Sede da Associação Cultural. Este prédio é de relevante valor arquitetônico e datado de 1890

Sobre o museu do Alto Sertão (MASB):

Escolhida coletivamente, a tipologia de Museu de Território foi estabelecida para esta instituição cuja sede, a Casa da Chácara, aguarda o acervo arqueológico para inauguração, já que os núcleos museológicos já estão em atividade. Cada núcleo é uma unidade descentralizada que contribui para uma ação mais ampliada do museu no território, podendo se constituir tanto por sua importância sócio histórica no território quanto pela demanda da valorização de aspectos próprios da cultura local por parte de cada uma destas comunidades.

Por tudo que já é e pela sua projeção, o museu visa à preservação o patrimônio cultural do Alto Sertão, território adotado pelo MASB para se projetar como campo de pesquisa e de intervenção social.

Os núcleos atendidos são:

·         Pau Ferro –  Município de Caetité (Comunidade Quilombola) ;

·         Sítio Arqueológico Moita dos Porcos – Município de Caetité (Espaço de visitação com registros rupestres) ;

·         Escola Municipal Emiliana Pita (Caldeira) – Município de Caetité (Comunidade rural e histórica) ;

·         Movimento de Mulheres Camponesas – Município de Caetité (Movimento Social de relevância local) ;

·         Instituto Educacional Anísio Teixeira – Município de Caetité (Preservação da Memória Educacional do Município) ;

·         Espaço Cultural – Município de Igaporã (espaço de dinamização cultural do município) ;

·         Escola do Tamboril – Município de Igaporã (Comunidade rural) ;

·         Gurunga – Município de Igaporã (Comunidade Quilombola) ;

·         Curral de Varas – Município de Guanambi (Comunidade rural) ;

·         Pajeú do Josefino – Município de Guanambi (Comunidade rural).

Deixe um comentário