Caetité: Executivo municipal se reúne com CDL e FIOL sobre ações de combate ao coronavírus

Na manhã desta segunda-feira (30/3), o Prefeito Municipal e representantes do Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE) se reuniram com representantes da CDL local, e a seguir com representante das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), a fim de discutirem as medidas adotadas na cidade para conter o avanço da pandemia pelo coronavírus.

O presidente local da CDL, Avandir Silveira, junto a outros representantes da classe, manifestaram o interesse de se tornarem solidários ao poder público a fim de encontrar soluções que possam ajudar o município a enfrentar esse momento de crise, com graves repercussões financeiras.

O Prefeito frisou, na ocasião, que as medidas adotadas não visam prejudicar a economia, mas justamente para se evitar que as perdas se tornem maiores a longo prazo. Assim, quanto antes for resolvida a crise mais cedo será possível voltar à vida normal, depois.

O Prefeito citou, entre as providências que irão ajudar a atravessar esse momento crítico, a liberação pelo governo federal de R$ 300 mil para o Programa de Aquisição de Alimentos, o que irá ajudar a minimizar o impacto junto ao produtor rural.

A Secretária de Saúde Cynthia Lopes ponderou que, embora a cidade ainda não apresente qualquer caso positivo da doença, os próximos quinze dias são essenciais para se avaliar a situação na cidade; neste particular o Procurador Élcio Dourado lembrou a peculiaridade climática de Caetité, em que o frio favorece a sobrevivência do vírus.

O Prefeito salientou que os comerciantes são importantes atores para a conscientização da população e não somente da classe. Na ocasião os membros da CDL falaram da colaboração no sentido de se coibir a prática de preços abusivos ao consumidor.

Dentre as medidas acertadas na reunião está a equiparação das oficinas mecânicas e casas de autopeças à situação disciplinada para as lojas de materiais de construção, onde o funcionamento se dá de forma parcial e com medidas protetivas tanto aos trabalhadores quanto aos consumidores.

A seguir o representante da Fiol, Renato Araújo Cotrim (Gerente de Engenharia do Consórcio Fiol Lote 5), comunicou a total interrupção das obras, em cumprimento ao decreto municipal. Dentre as medidas que poderão ser adotadas após o final da fase de contaminação, o Prefeito citou a suspensão de feriados e até mesmo de domingos.

Novas reuniões de avaliação foram marcadas para ocorrer na manhã da próxima sexta-feira (4/4), às 9h com representantes da CDL, e às 11h com a Fiol.

Deixe um comentário