Caetité está em Campanha de Vacinação contra a Gripe

Dia D será em 04 de maio. Confira o roteiro!

A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Saúde, está em Campanha de Vacinação contra a Influenza. As vacinas estão sendo disponibilizadas inicialmente na zona rural e, conforme repasse da Base Regional de Saúde, estarão em todas as salas de vacina das Unidades de PSF.

O Dia D será 04 de maio, nos seguintes pontos de vacinação:

Cae III, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Escola Municipal Manoel Ladeia, Unidade de Saúde José Silveira Rocha, Unidade de Saúde Woquiton Fernandes e Igreja Rosa Mística.

PÚBLICO-ALVO

O público-alvo da 20ª Campanha é formado pelas crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós parto), indivíduos maiores de 60 anos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação.

A vacina garante proteção contra três tipos de vírus (H1N1, H3N2 e B). “É durante o período chuvoso, no inverno, que aumentam os casos de gripe, por isso, a vacinação é extremamente importante, já que o agravamento da doença nesses grupos pode levar à morte”, explica a secretária de Saúde, Cynthia Lopes.

INFORMAÇÃO PARA A POPULAÇÃO

·         Todos deverão levar o cartão de vacinação da criança e do adulto;

·         Puérperas deverão apresentar algum documento que comprove o período do parto;

·         Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras consições especiais deverão levar a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

ROTEIRO DE VACINAÇÃO ZONA RURAL

10 de abril – Sambaíba e Cachoeira;

11 de abril – Baixão, Lagoa do Canto, Espinheiro, Caraíbas, Lagoa Comprida, Mocó e Tanquinho de Santa Luzia;

12 de abril – Açoita Cavalo I e II, Rio da Faca e Rio das Antas;

13 de abril – Manoel Vicente, Cana Brava, Pau a Pique, Serragem, Rodiador, Rega Pé, Curral Velho, Gangoarra, Barreira, Araticum, Flores, João Barroca, Tabuleirinho, Fundo da Varzea, Jatobazinho, Furadinho e Vargem de Fora;

15 de abril – Sapé, Chapada e Beringela;

16 de abril – Cristal, Papa Mel, Toco Barauna, Cacimbas, São Simão e Tamboril;

17 de abril – Caldeiras, Alagoinhas, São José e Cabeça do Veado.

Os outros roteiros de vacinação na zona rural serão divulgados nas próximas semanas. Fique sempre atento às informações dos agentes de saúde da sua comunidade e acompanhe os informes da Prefeitura nas rádios e redes sociais.