Caetité celebra Novembro Negro com ações voltadas para a promoção da igualdade racial

A Prefeitura de Caetité celebra o Novembro Negro 2019, calendário emblemático de mobilizações pelo combate ao racismo e à intolerância e pela garantia dos direitos da população negra. Através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secelt), foram realizadas na quinta-feira (14/11) diversas atividades alusivas ao tema na Praça da Feira Velha, a exemplo de palestras, oficinas e apresentações culturais.

Os palestrantes Tião Carvalho, Rosemária Juazeiro e Ramone Santos falaram sobre o tema ‘Identidade, Religião e Racismo: Descontruindo mitos e construindo a luta por igualdade racial’. Em seguida, foram realizadas as oficinas de turbante e ‘Meu Black é Power. Na ocasião, ainda teve apresentações de dança com os grupos Dandaras e SDR Dance, capoeira, samba de roda e show musical com o Projeto Café Pequeno.

Já na noite dessa segunda-feira (18/11) foi realizada sessão solene na Câmara de Vereadores com a participação do poder público e da sociedade civil. Na pauta, reflexões sobre o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de Novembro, em memória ao líder de quilombo Zumbi dos Palmares. Estiveram presentes os vereadores, a secretária de Educação Iamara Junqueira e a vice-prefeita e secretária da Secelt Dr.ª Jaquele Fraga.

Fizeram uso da tribuna a professora Rosemária Juazeiro, que explicou sobre a data da Consciência Negra; representando as comunidade quilombolas o senhor Geraldo Olavo da Silva, Coordenador Geral do Conselho Municipal Quilombola; Simone Almeida, representando a Juventude Quilombola; Aneli Rodrigues (Lira); e representando a Secelt, a professora Letícia Figueiredo.

Deixe um comentário