12ª cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira De Matemática – OBMEP – é realizada em Caetité

Na tarde da sexta-feira dia 28 de julho, aconteceu no auditório da Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus VI – Caetité, a 12ª Cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, atendendo às cidades que compõe a região denominada BA 09 que compreende: Caetité, Guanambi, Brumado, Candiba, Palmas de Monte Alto, Igaporã, Riacho de Santana, Bom Jesus da Lapa, Tanque Novo, Ibiassucê, Caculé, Licínio de Almeida, Iuiu, Lagoa Real, Botuporã, Jacaraci, Jussiape, Pindaí, Sítio do Mato, Urandi, entre outras.

Para melhor compreender o intuito desse encontro, faz-se necessário primeiramente o conhecimento sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Essa, é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

É dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio, de Escolas Públicas municipais, estaduais e federais, e Escolas Privadas, bem como aos respectivos professores, escolas e secretarias de educação. Sua realização se dá, por meio de duas fases, sendo que na primeira tem aplicação de prova objetiva (múltipla escolha) a todos os alunos inscritos pelas escolas e a segunda fase, conta com aplicação de prova discursiva aos alunos selecionados pelas escolas para a segunda fase, segundo alguns critérios de classificação.

Aluna premiada do Grupo Escolar Manoel Lopes Teixeira e seus representantes

São premiados alunos, professores, escolas e secretarias municipais de educação pelos melhores desempenhos. Essa premiação baseia-se exclusivamente no resultado das provas da Segunda Fase. São concedidas aos alunos quinhentas medalhas de ouro, um mil e quinhentas medalhas de prata, quatro mil e quinhentas medalhas de bronze, e até quarenta e seis mil e duzentos certificados de Menção Honrosa para todo o país.

Aos seis mil e quinhentos alunos de Escolas Públicas premiados com medalhas de ouro, prata ou bronze e matriculados em Escolas Públicas, será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr -OBMEP). A participação no PIC inclui o recebimento de uma bolsa de Iniciação Científica Jr do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Alunos premiados da Escola de 1ª Grau Dom Manoel Raimundo de Melo e seus representantes

O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Jr. (PIC) destinado aos alunos medalhistas, tem como objetivos despertar nos alunos o gosto pela matemática e pela ciência em geral além de motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas. Já o PICME – PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E MESTRADO é um programa que oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação. Os participantes recebem as bolsas por meio de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado).

Além desses programas, tem o OBMEP nas escolas que está voltado para os professores e licenciandos de matemática das escolas públicas, onde visa estimular atividades extraclasse com o uso dos materiais da OBMEP, tais como provas e Bancos de Questões.

Alunos premiados do Grupo Escolar Senador Ovídio Teixeira e seus representantes

A Olimpíada disponibiliza em seu endereço eletrônico, o Clubes de Matemática que é um projeto concebido para oferecer ambientes interativos nos quais será possível desenvolver, pesquisar e criar atividades matemáticas de forma ampla e divertida. Nesses espaços para estudar matemática, alunos do ensino fundamental e do ensino médio poderão participar de atividades como gincanas regionais e nacionais, discussão de filmes, resolução de problemas, jogos, além de filmagens e atividades que utilizam programas de geometria dinâmica.

Além desses programas citados anteriormente, a OBMEP ainda conta com o POTI que é um programa destinado para cursos de Treinamento Intensivo voltados para competições de matemática. A finalidade principal dessa iniciativa é melhorar o desempenho dos alunos brasileiros nas olimpíadas OBMEP e OBM através do financiamento de aulas presenciais em Polos que apresentem demanda e estrutura adequada para tal.

Compreendendo a grandiosidade dessa Olimpíada e notando a importância que a mesma tem para a vida de nossos educandos, a 12ª Cerimônia de premiação da OBMEP contou com o apoio de representantes de várias cidades como: prefeitos, secretários de educação, diretores, professores, pais, alunos e a comunidade em geral a fim de prestigiar os alunos premiados na 2ª fase da Olimpíada realizada no ano de 2016.

Para representar as escolas municipais da cidade de Caetité, esteve presente a Secretária Municipal de Educação Iamara Junqueira Sousa Carvalho juntamente com a gerente de coordenação Marta Juvênia Navarro. Na representação das escolas municipais que tiveram alunos premiados, estiveram presentes do Grupo Escolar Senador Ovídio Teixeira, a diretora Ceane Nelbe de Oliveira, a vice-diretora Avaneide David Andrade, o professor/articulador Fabiano Bonfim e a professora Patrícia Lemos; do Grupo Escolar Manoel Lopes Teixeira teve a presença da diretora Elaine Dias da Silva Neves e a mãe da aluna premiada, Edinalva do Carmo Guimarães. Representando a Escola de 1º Grau Dom Manoel Raimundo de Melo, a diretora Joseny Prado Figueiredo, o vice-diretor Fabiano Santana Lima e a coordenadora Patrícia Pires.

O momento foi propício para os alunos premiados serem homenageados e motivados a buscar sempre mais conhecimento no campo da matemática, desfazendo a ideia de que a mesma é uma disciplina difícil de ser compreendida, além de ser notável um número de meninas quase equivalente ao número de meninos, quebrando os velhos paradigmas da desigualdade de gênero ao que tange ao aprendizado matemático.

O encontro serviu para norteamento de metas às escolas municipais, em particular, ao município de Caetité, a fim de alcançar um número mais significativo de premiados no próximo ano. Para isso, será feito um trabalho mais direcionado ao aluno para que ele se sensibilize com a relevância dessa prova e aproveite a oportunidade de se destacar na área de matemática.

Abaixo, temos a relação dos alunos premiados de Caetité, a unidade de ensino, sua respectiva premiação e o nível ao qual estão inseridos:

  • Aiany Gisely Guimaraes Pereira – Grupo Escolar Manoel Lopes Teixeira – Certificado de Menção Honrosa – Nível 2
  • Alejandro Gomes Borges – Grupo Escolar Senador Ovídio Teixeira – Medalha de Prata – Nível 2
  • Amanda Cunha Pereira – Escola de 1º Grau Dom Manoel Raimundo de Melo -Certificado de Menção Honrosa – Nível 2
  • Brenda Silva Cardoso – Colégio Estadual Tereza borges de Cerqueira – Medalha de Bronze – Nível 1
  • Felipe de Sousa Martins – Instituto de Educação Anísio Teixeira – Certificado de Menção Honrosa – Nível 3
  • Graziella Bardelli Moreira – Escola Estadual Seminário São José – Medalha de Bronze – Nível 1
  • Henrique Carvalho de Brito Fernandes – Instituto de Educação Anísio Teixeira -Certificado de Menção Honrosa – Nível 3
  • Iasmin Soares Chaves – Grupo Escolar Senador Ovídio Teixeira – Certificado de Menção Honrosa – Nível 1
  • Janaina Xavier Pereira – Escola de 1º Grau Dom Manoel Raimundo de Melo – Certificado de Menção Honrosa – Nível 2
  • Josué Cirilo da Silva Neto – Grupo Escolar Senador Ovídio Teixeira – Certificado de Menção Honrosa – Nível 2
  • Luana Duarte Silva – Colégio estadual Tereza Borges de Cerqueira – Certificado de Menção Honrosa – Nível 3
  • Lucas Batista Silva – Instituto de Educação Anísio Teixeira – Certificado de Menção Honrosa – Nível 3
  • Lucas Oliveira Gomes Matos – Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira – Certificado de Menção Honrosa – Nível 2
  • Rafael Cunha Duarte – Escola de 1º Grau Dom Manoel Raimundo de Melo – Certificado de Menção Honrosa – Nível 1
  • Vanessa da Silva Nunes Aguiar – Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira – Certificado de Menção Honrosa – Nível 2
  • Welliton Silva Moreira – Colégio Estadual Pedro Atanásio Garcia – Certificado de Menção Honrosa – Nível 3
Deixe um comentário