Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre 2019 – a maior festa popular da região

Em 2019 os foliões comprovaram que o Carnaval da Diversidade e a Lavagem da Esquina do Padre é uma festa feita pelo povo. Foram dias inesquecíveis, com muita música de qualidade, alegria e curtição.

Foram adultos, jovens, crianças e idosos que aproveitaram juntos e em paz o melhor que uma festa popular tem para oferecer: momentos de alegria com família e amigos.

Esse ano, a festa teve um toque especial, porque foi comandada somente por artistas da nossa terra. Idalino e Banda Última Hora, Patrão de Luxo, Pio e Banda Nova Onda, RettrôAxé, Dantilly Elétrico, animaram os milhares de foliões que foram para a rua curtir a maior festa popular da região. E enquanto o trio subia a avenida, o Dj Bismark ficou animando a Praça da Catedral.

O prefeito Aldo Gondim e a primeira-dama Aline Gondim prestigiaram a Lavagem da Esquina do Padre, acompanhando todo o cortejo. E nas noites de festa os dois continuaram na rua para assistir aos shows no trio elétrico sem cordas.

Segundo o prefeito, o Carnaval da Diversidade é um dos eventos populares mais importantes da região. “Não tenho dúvida que, em termos de valorização cultural em festas populares como é o Carnaval da Diversidade e a Lavagem da Esquina do Padre, Caetité tem a maior festa da região. E esse ano ficou comprovado isso! Os artistas caetiteenses fizeram shows que não ficaram devendo em nada para artistas reconhecidos nacionalmente. Pelo contrário, eles mostraram que além de muito talento, têm amor pelo que fazem e agradaram os foliões da nossa cidade e de municípios vizinhos que vieram prestigiar a nossa festa! É um dever nosso continuar trabalhando firme para mantê-la sempre com esse propósito de entreter com qualidade e alegria”, destacou Aldo.

Em seu primeiro ano à frente da pasta da secretaria municipal de Cultura, a vice-prefeita Drª Jaquele Fraga, comemorou o sucesso da festa que levou muita alegria às ruas da cidade.

“Realizamos, mais uma vez, uma festa popular e democrática, respeitando e mantendo as tradições culturais e contando com uma expressiva participação popular. Estou muito orgulhosa do formato que nós adotamos esse ano, valorizando os nossos artistas que deram um show! Foram dias de festa com muita tranquilidade e sem ocorrências graves, o que nos deixa ainda mais felizes, com a sensação de dever cumprido e ansiosos para o ano de 2020”, comemorou Jaquele.

A empresária e jornalista brumadense Daniela Milhazes, mora em Caetité há quase três anos e destacou que o destaque do Carnaval da Diversidade é ser um evento extremamente popular. “Essa festa me fez lembrar os grandes carnavais de Brumado, que acabaram porque a prefeitura não investe em entretenimento. Todos nós sabemos que a situação financeira do país não está boa, mas é possível fazer uma festa boa, sem atrações de peso, com bandas locais, e arrastar a alegria da multidão como foi a Lavagem da Esquina do Padre em Caetité”, destacou Daniela.

Além das atrações no trio elétrico sem cordas, um dos momentos mais esperados do Carnaval da Diversidade é o tradicional cortejo de sábado a tarde, que tem início na Feira Velha e se encerra com a literal Lavagem da Esquina do Padre (LEP), na Praça da Catedral. E é para esse momento que os foliões se fantasiam e seguem cortejo atrás das fanfarras, relembrando os antigos carnavais.

André Koehne, advogado e Gerente de Cultura de Caetité, destacou que contrariando os mais pessimistas, a LEP 2019, foi gigante: em tamanho, público e alegria. “Após o cortejo, o prefeito Aldo Gondim entregou os troféus aos vencedores do concurso de fantasias, este ano em plena muvuca. E venceram aqueles que realmente mereceram, de todos os matizes. E mesmo sem troféu venceram os verdadeiros vencedores: os foliões que mais uma vez se esmeraram nas fantasias, pelo puro prazer de sermos todos… Lavadores da Esquina! Quero continuar desfilando esse pequeno sonho nascido de uma pequena galera que hoje – e com fé em Deus por muitos amanhãs – faz Caetité vibrar, dançar, curtir, se unir e desfilar numa festa única, a cada ano maior, a cada ano melhor!”, finalizou André.